• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 20:03:13 -03

    Isabel Marques da Silva (1924-2017)

    Mortes: Rainha do pífano, Zabé morou em gruta na PB

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    19/08/2017 00h00

    Arquivo Pessoal
    Isabel Marques da Silva (1924-2017)
    Isabel Marques da Silva (1924-2017)

    Isabel Marques da Silva não era um nome muito mencionado na pequena Monteiro, no sertão paraibano. Não porque a dona do nome fosse impopular, mas porque foi seu peculiar apelido, Zabé da Loca, que a tornou conhecida.

    Zabé vem da simplificação de Isabel e loca, da moradia nada convencional que ela teve por décadas: uma gruta.

    Roceira, ela morava com a família em uma casa de taipa na serra do Tungão, até a estrutura ruir devido às chuvas no final da década de 1960.

    Viúva e sem ter para onde ir, encontrou abrigo em uma espécie de caverna de pedras no meio da mata, e lá ficou com dois filhos e um sobrinho. Os meninos, já grandes na época, fizeram a parede de taipa que fechava o local, com direito a porta e janela.

    Foi nesse local, que ela foi descoberta em 1995 tocando pífano, uma espécie de flauta que aprendeu a tocar ainda criança. Apesar de tímida, fez apresentações, gravou discos e ganhou prêmio de revelação em 2009. Sempre sorridente, retornava para sua gruta, mesmo para visitar.

    Zabé dizia ter morado no local por 25 anos, mas a afilhada Josevane, que cuidou dela até o final, diz que foi mais. Ela conta que a madrinha passava períodos, na colheita de milho e algodão, mas sempre voltava, deixando a gruta só em 2001, quando ganhou uma casa do Incra.

    No começo, Zabé recusou a nova residência, alternou períodos entre os dois endereços e depois aceitou ser apenas visitante da loca, hoje atração turística da cidade paraibana.

    Mas foi na casa "nova" que ela morreu no dia 5, aos 93, após uma pneumonia. Deixa a afilhada, netos e bisnetos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes
    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024