• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 22:34:57 -03

    Bandidos furtam quatro aves e cinco ovos raros do zoológico de São Paulo

    AMANDA GOMES
    DO "AGORA"

    29/08/2017 02h00

    Glória Jafet/Divulgação
    Cisne-do-pescoço-preto está entre as aves roubadas do zoológico de São Paulo nos últimos meses
    Cisne-do-pescoço-preto está entre as aves roubadas do zoológico de São Paulo nos últimos meses

    O Zoológico de São Paulo, na Água Funda, na zona sul de São Paulo, foi alvo de ladrões que furtaram quatro aves e cinco ovos de espécies consideradas raras, no período entre maio a agosto deste ano. Ninguém foi preso. O crime foi divulgado na última semana.

    De acordo com a administração do zoológico, foram furtados um cisne-preto e um de pescoço-preto, além de dois gansos-australianos. Cada animal custa, em média, R$ 1.500.

    O zoológico explicou que o primeiro caso aconteceu em 28 de maio quando funcionários foram ao local reservado à reprodução das aves, a que o público não tem acesso, e notaram que faltavam dois gansos-australianos da espécie Cereopsis novaehollandiae. Segundo a administração, funcionários realizavam buscas, quando notaram que a cerca estava danificada e havia marcas de pisadas na vegetação.

    O segundo caso aconteceu no em 24 de junho quando, desta vez, os funcionários notaram que faltavam cinco ovos de cisnes-de-pescoço-preto que estavam no ninhos, mesmo local dos gansos furtados.

    Os seguranças notaram que a tela estava danificada e havia um espaço entre a cerca de tela e o arame. A equipe também verificou que uma pequena trilha ligando o muro e a área pode ter sido usada pelos ladrões para invadir o local.

    O último furto aconteceu dia 13 deste mês, quando um cisne-preto, da espécie Cygnus atratus, e um cisne-de-pescoço-preto, do tipo Cygnus melanocoryphus, desapareceram. Neste caso não foram notados nada de diferente no local. Os seguranças fizeram buscas, mas não encontraram as duas aves.

    Os casos foram registrados como furto e são investigados pelo 83º DP (Parque Bristol) que não divulgou nenhuma informação para não atrapalhar a investigação.

    O zoológico disse que o parque conta com equipe de segurança efetiva e terceirizada durante o dia e a noite, além de câmeras de segurança.

    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024