• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 05:37:45 -03

    CET multa 37 por parar sem cartão em vagas exclusivas nos shoppings de SP

    DE SÃO PAULO

    01/09/2017 20h08

    Robson Ventura/Folhapress
    Agente da CET multa veículo em vaga de idoso do estacionamento do Shopping Ibirapuera, zona sul
    Agente da CET multa veículo em vaga de idoso do estacionamento do Shopping Ibirapuera, zona sul

    A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicou 37 multas, nesta sexta-feira (1º), a motoristas que estavam parados irregularmente em vagas de idosos ou deficientes em estacionamentos privados de São Paulo, como de shoppings e supermercados. Esse foi o primeiro dia de fiscalização a esses lugares.

    Ao todo, foram 28 infrações por desrespeito a vagas de idosos e nove a vagas destinadas a pessoas com deficiência. Quem para nessas vagas exclusivas sem cartão de idoso ou deficiente comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

    A fiscalização nos estacionamentos privados está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que desde 2015 obriga os comerciantes a seguir regras de sinalização das vagas exclusivas. Na capital paulista, ela foi regulamentada em maio. Com isso, comerciantes precisaram colocar a sinalização padronizada.

    A fiscalização dos agentes da CET nos estacionamentos privados também pode ser feita a partir de denúncia. "As equipes farão rondas nos shoppings, mas as pessoas também podem denunciar pelo telefone 1188, da CET", já havia afirmado o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024