• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 08:16:19 -03

    Agência Lupa: Verdades e mentiras sobre a crise de segurança do Rio

    DE SÃO PAULO

    23/09/2017 02h00

    Enquanto tropas das Forças Armadas cercavam as principais entradas da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, boatos se espalharam nas redes sociais.

    *

    "Espaço aéreo fechado no Rio de Janeiro"

    No Twitter @Alerta_RJ, em 22.set.2017

    FALSO Na tarde de sexta (22), circulou no Twitter uma foto que mostrava um mapa aéreo do Rio e um círculo com 200 km de diâmetro sobre a cidade. A postagem que acompanhava a imagem informava que aquela era a área restrita a voo e que apenas helicópteros militares estavam autorizados a decolar. A Aeronáutica informou, no entanto, que o espaço aéreo fechado se restringe à área da Rocinha. O Comando Militar do Leste disse, por sua vez, que essa ação se manterá por tempo indeterminado. Os aeroportos do Rio funcionaram normalmente.

    *

    "O posto de atendimento do Detran na Gávea foi invadido"

    No Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    FALSO O Detran-RJ informou que seu posto de atendimento na Gávea, na zona sul do Rio e próximo da Rocinha, não foi invadido na manhã de sexta. O órgão informou, no entanto, que por questões de segurança, decidiu fechar a unidade à tarde.

    *

    "Um estudante foi ferido na Gávea"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    FALSO De acordo com a Polícia Militar, nenhum aluno ficou ferido na região. O diretor do Hospital Miguel Couto, Cristiano Chame, no entanto, informou que um morador da Rocinha foi levado à unidade com dois ferimentos a bala na perna e no quadril. Até a tarde de sexta, seu estado de saúde era bom e estável.

    *

    "A 10ª Delegacia de Polícia, em Botafogo, foi atacada hoje de manhã"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    FALSO A Polícia Civil informou que não houve qualquer ataque à 10ªDP, que fica na rua Bambina, em Botafogo, também na zona sul.

    *

    "Um policial do Bope foi morto na mata perto da Rocinha"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    FALSO A Polícia Militar do Rio desmentiu esta informação. Nenhum policial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) havia sido morto até o fim da tarde de sexta na favela. Um PM que estava de folga, no entanto, se envolveu num desentendimento de trânsito e morreu após uma troca de tiros. Esse caso foi registrado na avenida Brasil, bem longe da Rocinha.

    *

    "Tem tiroteio em 12 favelas da cidade"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    VERDADEIRO O aplicativo Fogo Cruzado, mantido pela Anistia Internacional, registrou 12 tiroteios em favelas do Rio até às 17 horas de sexta. Além da Rocinha, houve tiros, por exemplo, no Santa Marta, em Botafogo, e Chapéu Mangueira, em Copacabana, ambos na zona sul. Na zona norte, no Complexo do Alemão, um estudante foi baleado.

    *

    "Cadê o prefeito do Rio? Está calado!"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    VERDADEIRO Em meio à crise de segurança que afetou a cidade desde cedo, o prefeito Marcelo Crivella se manteve em silêncio pelo menos até às 18h de ontem. Segundo sua assessoria de imprensa, Crivella passou o dia em "agenda interna". A única manifestação pública feita por Crivella até a tarde de sexta-feira havia sido um vídeo, postado no Facebook, sobre o Dia Mundial Sem Carro.

    *

    "As aulas foram canceladas na PUC e na Escola Parque"

    Whatsapp, Twitter e Facebook em 22.set.2017

    VERDADEIRO Tanto a Pontifícia Universidade Católica do Rio quanto o colégio particular tiveram que cancelar as aulas da tarde e noite por questões de segurança. Todos os funcionários e alunos foram liberados. Ambos ficam próximos à Rocinha.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024