• Cotidiano

    Friday, 19-Apr-2024 09:05:05 -03

    Comerciantes de SP querem barrar a primeira ciclovia da gestão Doria

    LEONARDO FUHRMANN
    DO "AGORA"

    26/09/2017 02h00

    Os comerciantes da avenida Zelina, na Vila Prudente (zona leste), estão organizando um abaixo-assinado para evitar que a gestão João Doria (PSDB) construa uma ciclovia no local.

    O projeto, apresentado pela prefeitura na semana passada, é a primeira proposta da gestão para uma nova ciclovia na capital. A proposta foi discutida com moradores, ciclistas e comerciantes na prefeitura regional. A ideia apresentada pela prefeitura é construir a nova ciclovia para para substituir outras no bairro (localizadas em vias secundárias, que têm aclives mais intensos).

    Pela proposta, a faixa para bicicletas ficaria entre a calçada e o espaço reservado para estacionamento de veículos.

    Dono de uma papelaria que fica há 49 anos na avenida, Márcio Matsukuma, 59 anos, diz que a maior preocupação dos comerciantes é que a ciclovia prejudique o movimento das lojas. "As vendas já estão fracas, imagine se aumentar a dificuldade de estacionar na porta", diz. O abaixo-assinado contra a ciclovia fica ao lado do caixa de sua loja.

    Para Fernando Scarcella Miranda, 58 anos, dono de uma lanchonete, a questão não é ser contra a ciclovia, mas a condição de tráfego na avenida. "Aqui passam ônibus articulados, que já ficam apertados no formato atual. A coisa vai ficar pior se criarem e reduzirem o espaço para a circulação de veículos", afirma.

    "O trânsito é muito perigoso aqui, é melhor fazer em uma via um pouco mais tranquila", diz o repositor Artur Jaydan, 24 anos. Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que "não há nenhuma definição" sobre a ciclovia da avenida. E diz que quer melhorar a qualidade e a utilidade da rede existente.

    Robson Ventura/Folhapress
    Sao Paulo, SP 25/09/2017 Brasil Comerciantes e moradores da Vila Prudente estao organizando abaixo-assinado contra a instalacao de uma nova ciclovia na av. Zelina. A proposta foi apresentada pela prefeitura no ltimo dia 18, em audincia publica. ( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FONES 32242169 3224 3342 ***
    Avenida Zelina, onde comerciantes querem barrar ciclovia

    CICLISTAS SE ORGANIZAM

    Os ciclistas da Vila Prudente também estão se organizando para garantir a construção da ciclovia. Segundo Felipe Claros, de 18 anos, os comerciantes precisam enxergar os ciclistas como potenciais consumidores. "O negócio deles vai ficar mais visível para quem passa e os ciclistas também compram produtos", diz. Além disso, diz que a avenida (importante para a circulação de bikes no bairro) ficará mais segura se houver redução de espaço para circulação dos carros.

    "Vai substituir as ciclovias que ficam em outras vias de menor movimento nas quais o aclive é maior. Com a nova ciclovia, o caminho para quem pedala ficará mais direto", afirma.

    ESTACIONAMENTO

    O novo projeto de ciclovias criado pela Prefeitura de São Paulo difere do modelo implementado pela gestão Fernando Haddad (PT), que deu início ao projeto em 2014.

    Na ocasião, com a instalação da ciclovia, a vaga de estacionamento na via era extinta. Com o novo projeto, os carros poderão estacionar, já que a a vaga de estacionamento não ficará nula. A ciclovia será feita entre a calçada e esta vaga.

    A instalação das ciclovias sobre as vagas de estacionamento gerou polêmica na época. Em março de 2015, a Justiça chegou a determinar a paralisação das obras até que a prefeitura apresentasse um estudo sobre o impacto da ciclovia no trânsito.

    Edição impressa
    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024