André Bueno - 4.mar.2015/Divulgação/CMSP | ||
A vereadora Noemi Nonato (direita), na Câmara Municipal de São Paulo, em 2015 |
-
-
Cotidiano
Monday, 25-Nov-2024 07:15:22 -03Doria dá cargo a filha de vereadora antes de votação sobre privatização
GUILHERME SETO
DE SÃO PAULO03/10/2017 02h00
Os dias de votações importantes na Câmara Municipal do programa de privatizações da gestão João Doria (PSDB) coincidiram com um número vultoso de nomeações no "Diário Oficial", o que motivou debates acalorados entre parlamentares. Nesses pacotes de nomeações saltam aos olhos alguns nomes.
Na véspera da votação decisiva do pacote de privatizações da Prefeitura de São Paulo a gestão João Doria lançou mais de 160 nomeações no "Diário Oficial". Entre os nomeados aparece a filha de uma vereadora.
Rizia Cavalcante, 26, foi nomeada em 20 de setembro para a função de assessora da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico da Secretaria da Saúde. Ela é filha da vereadora Noemi Nonato (PR), que faz parte do G17, grupo de vereadores da base que em julho começou a atravancar o andamento dos projetos de lei enviados por Doria.
No mesmo dia da nomeação, a Câmara discutiria o projeto de lei mais ambicioso do pacote de privatizações de Doria, que inclui parques, Bilhete Único, mercados. Ele foi aprovado com folga no dia seguinte, sendo que um dos votos a favor partiu de Noemi Nonato.
Também no dia 20, Cássia Travensolo foi nomeada para cargo na secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Ela era assessora do vereador Ricardo Nunes (PMDB), um dos protagonistas na divergência entre parlamentares e Executivo sobre os mercados municipais.
'TRANSPARENTE'
A Folha procurou diversas vezes a vereadora Noemi Nonato, mas não teve retorno.
À reportagem, o secretário Milton Flávio (Relações Governamentais) disse que o diálogo do governo com os vereadores é "transparente". Segundo Flávio, Rizia é formada em publicidade, o que não estaria em conflito com sua nomeação. "Se não fizer a comunicação adequada, você não atinge os índices desejados. Na saúde, dá para dizer que propaganda é a alma do negócio".
A prefeitura diz que as nomeações se dão às quartas-feiras (dia em que costumam acontecer votações na Câmara) porque o Comap (conselho de administração) as discute às segundas.
O vereador Nunes diz que só foi informado da nomeação da ex-assessora no momento da exoneração.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -