• Cotidiano

    Friday, 19-Apr-2024 01:46:26 -03

    São Paulo tem surto de hepatite A e já registra 517 vítimas até setembro

    LEONARDO FUHRMANN
    DO "AGORA"

    04/10/2017 02h00

    A cidade de São Paulo enfrenta um surto de hepatite A.

    Neste ano, até 16 de setembro, foram registrados 517 casos da doença, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, da gestão João Doria (PSDB). No mesmo período do ano passado, foram só 54 casos.

    O problema, por enquanto, é concentrado na cidade, que tem neste ano uma participação de mais de 90% no número de infectados com a doença no Estado. Em 2016, a participação era de 40%.

    A hepatite A é uma virose que provoca inflamação no fígado. É considerada menos grave que as demais, mas o contágio é fácil –basta o contato com as fezes de alguém infectado ou com alimentos ou água contaminados.

    Segundo a secretaria, de todos os casos registrados neste ano na capital, dois levaram os pacientes à morte e quatro se agravaram para o comprometimento do órgão, o que colocou os doentes na fila do transplante de fígado.

    RELAÇÕES SEXUAIS

    Segundo a médica Geraldine Madalosso, da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o aumento nos casos de hepatite A na cidade segue tendência da América do Norte e da Europa, que "também apresentaram aumento expressivo". Normalmente relacionada a descuidos com a higiene, a transmissão da hepatite A tem se dado também por relações sexuais orais e anais.

    "Por isso constatamos um aumento dos casos entre homens jovens, de 20 a 39 anos, principalmente entre os que se relacionam sexualmente com outros homens."

    Geraldine diz que a entrada de mais estrangeiros na cidade pode estar relacionada ao surto, que começou a ser percebido em abril e teve seu pico em julho. "O aumento dos casos em outras regiões do Brasil pode ser constatado também daqui para frente."

    Edição impressa
    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024