• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 13:36:05 -03

    Rio de Janeiro

    Para maioria no Rio, usuário tem mais culpa pela violência do que traficantes

    DE SÃO PAULO

    07/10/2017 02h00

    Mais da metade dos moradores do Rio acredita que os usuários de droga são mais responsáveis pela violência na cidade do que os traficantes.

    São 53% os que concordam total ou parcialmente com essa afirmação, contra 44% que discordam (2% não concordam nem discordam).

    Esse pensamento tem maior aderência entre os maiores de 60 anos de idade (59%) e os mais ricos (64%) –com renda familiar mensal maior que dez salários mínimos. Ele é também mais comum entre os brancos (58%).

    Os mais jovens, de 16 a 24 anos, são os que mais rejeitam essa ideia. Entre eles, o índice de concordância cai para 35%.

    Os dados são de pesquisa Datafolha realizada nos dias 3 e 4 de outubro, com 812 moradores da cidade do Rio maiores de 16 anos. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou menos.

    Pesquisa Datafolha sobre sensação de insegurança no Rio de Janeiro

    Ainda com relação aos desdobramentos da violência, a maioria dos entrevistados (71%) acha que moradores de áreas de tráfico muitas vezes ajudam os traficantes e prejudicam o trabalho da polícia –25% discordam disso, e 3% não souberam responder.

    Mais da metade (61%) discorda que a legalização e regularização das drogas seriam uma boa solução para reduzir a violência no município. Outros 35% aderem a essa ideia, total ou parcialmente.

    O Rio enfrenta uma grave crise financeira, com cortes de serviços e atrasos de salários de servidores, e está perto de um colapso na segurança pública. Para 74% dos entrevistados, o desempenho do governo Luiz Fernando Pezão (PMDB) na área de segurança tem sido ruim ou péssimo -21% o consideram regular e 5%, ótimo ou bom. Essa sensação está nas ruas: 90% se dizem inseguros ao caminhar à noite pela cidade.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024