• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 08:39:24 -03

    Horário de verão começa à 0h deste domingo com apoio da maioria

    MARINA ESTARQUE
    DE SÃO PAULO

    14/10/2017 02h00

    A maioria dos brasileiros que moram no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão é adotado e começa a valer à 0h deste domingo, considera a medida positiva, segundo recente pesquisa do Datafolha. Nessas regiões, 56% dos moradores são favoráveis à medida, enquanto 38% são contrários e, para 5%, a questão é indiferente. O Centro-Oeste é a única dessas regiões onde a maioria é contrária ao novo horário (52%).

    O carioca Marcos Pinho, 24, professor de educação física, vê o horário de verão com bons olhos. "O dia rende mais", diz ele, que trabalha na praia. "O problema é que falta espaço na areia." Já a advogada mineira Rafaela Viana, 31, odeia. "Você fica com aquela ilusão de que vai poder aproveitar o dia depois do trabalho, mas, na verdade, tem todas as tarefas de sempre e acaba não fazendo nada", conta. Mario Lorusso Neto, 65, também acha que a mudança traz poucos benefícios. "Acordo muito cedo e ainda está escuro", diz o motorista, que mora em São Paulo.

    Com ou sem horário de verão? - O que os brasileiros que moram no Sul, Sudeste e Centro-Oeste pensam sobre adiantar os relógios (em %)

    O horário de verão de 2017 começa à meia-noite de domingo (15) e vai até 18 de fevereiro. O governo chegou a cogitar o fim da medida, mas optou por mantê-la pelo menos até neste ano. Segundo a pesquisa do Datafolha, as pessoas mais velhas têm uma resistência maior ao horário de verão. Aqueles entre 16 e 24 anos, apenas 21% são contra -a rejeição salta para 50% entre pessoas com mais de 60 anos.

    A opinião varia ainda de acordo com o local de moradia. A aprovação é maior entre moradores de regiões metropolitanas: 58% consideram a medida positiva e 35%, negativa. No interior, 55% são favoráveis e 40%, contrários. A escolaridade e renda também afetam a posição dos entrevistados sobre o assunto. Entre os menos escolarizados, que cursaram apenas ensino fundamental, 43% não aprovam o horário de verão. A avaliação negativa cai para 35% entre pessoas mais escolarizadas, com ensino superior.

    Datafolha: horário de verão

    Os mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, são os que mais tendem a ser contra o horário de verão (40%). Entre eles, 53% são a favor da medida e, 7%, indiferentes. Já entrevistados com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos são os que mais aprovam a mudança de horário (65%). Apenas 32% deles são contra e, 3%, indiferentes.

    A pesquisa Datafolha foi feita com 2.772 brasileiros de 16 anos ou mais, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Horário de verão
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024