• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 17:36:40 -03

    Lancha naufraga no litoral da Bahia e passageiro faz selfie durante o resgate

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    03/11/2017 13h40

    PM-BA /Divulgação
    Passageiros são resgatados em naufrágio no litoral baiano
    Passageiros são resgatados em naufrágio no litoral baiano

    Uma lancha particular de pequeno porte naufragou nesta quinta-feira (2) no litoral baiano na altura do município de Valença, região baixo sul da Bahia. A embarcação levava oito pessoas, mas ninguém ficou ferido.

    O barco "Levadia 2" fazia o trajeto entre Salvador e Morro de São Paulo e começou a afundar por volta das 9h, quando a água começou a invadir a casa de máquinas e a cabine. Havia chuva e ventos fortes durante a travessia.

    Os passageiros e o comandante da lancha vestiram coletes salva-vidas e seguraram-se em um dos assentos flutuantes da embarcação. Eles ficaram cerca de três horas à deriva.

    A Capitania dos Portos foi avisada do acidente e emitiu alerta para barcos que trafegavam naquela região.

    Os passageiros foram resgatados pela lancha "Lulu V" com o apoio de helicóptero do Graer, grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia.

    No momento do resgate, um dos passageiros fez uma selfie e registrou o momento. O flagra aparece em fotos divulgadas pelo grupamento aéreo.

    Passageiros e tripulação foram ouvidos por inspetores da Capitania dos Portos. A Marinha vai apurar as causas e circunstâncias do naufrágio.

    NAUFRÁGIO

    Em agosto deste ano, uma lancha com 124 passageiros naufragou na região da Grande Salvador –ao todo, 19 pessoas morreram.

    A lancha que naufragou não estava em conformidade com item previsto no edital que licitou a operação das embarcações em 2012.

    O edital previa que as embarcações deveriam ter cabines de passageiros protegidas contra chuvas e ventos. A lancha que afundou, assim como a maioria das outras que fazem a mesma travessia, tinha as laterais abertas.

    Segundo passageiros que sobreviveram ao naufrágio, foi justamente a entrada da água da chuva e das ondas dentro da embarcação o fator determinante para que o barco tombasse. Eles afirmam que a chuva fez os passageiros concentrarem-se em um lado da lancha, fazendo ela virar quando foi atingida por uma onda.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024