• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 11:05:02 -03

    tragédia no rio doce

    Rios atingidos por lama da Samarco estão impróprios, aponta ONG

    CAROLINA LINHARES
    DE BELO HORIZONTE

    07/11/2017 14h53 - Atualizado às 18h28

    Um relatório da Fundação SOS Mata Atlântica divulgado nesta terça-feira (7) indica que a qualidade da água na bacia do rio Doce está ruim ou péssima em 90% dos pontos analisados.

    Dois anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a qualidade da água dos rios, que havia apresentado melhora entre 2015 e 2016, voltou a cair em nova medição realizada entre os dias 11 e 20 de outubro.

    O colapso da estrutura operada pela mineradora Samarco (cujas controladoras são a Vale a a BHP Billiton) provocou a morte de 19 pessoas e espalhou lama por 650 km –de Minas ao mar do Espírito Santo.

    Segundo o relatório, o calor e a seca dificultaram a decantação desse rejeito de minério. "Ao contrário, a estiagem e o baixo volume dos rios [...] favoreceram a concentração de poluentes e o consequente agravamento das condições ambientais e de qualidade das águas", afirma o texto.

    A especialista em água da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, diz que "a vazão dos rios e o volume estão muito comprometidos pela seca, não há capacidade para diluir os poluentes nas corredeiras".

    Embora o rejeito não fosse tóxico ao sair da barragem, a lama revirou metais pesados dos leitos dos rios, contaminando as águas.

    O relatório da ONG mostra que índices de turbidez da água, presença de oxigênio e de metais pesados estão fora dos padrões legais para o rio Doce, que é um rio de classe 2, segundo classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

    Mariana: Medo e depressão marcam dois anos da tragédia

    Normalmente, nos rios de classe 2, é permitida pesca, irrigação de alimentos, natação e consumo da água após tratamento. Nos 18 pontos monitorados pela SOS Mata Atlântica, porém, a água está imprópria para consumo e outros usos.

    A ONG afirma ainda que o desmatamento e a falta de saneamento nas cidades da região agravam a situação do rio Doce, que deve se manter impróprio por anos.

    "A evolução dos indicadores aferidos indica uma tendência de manutenção ou pouca variação dessa condição imprópria das águas por longo prazo. Fatores climáticos e a permanência dos rejeitos de minérios nas calhas e margens dos rios afetados podem apresentar sazonalidade e instabilidade nos indicadores de qualidade da água por muitas décadas", diz o relatório.

    A Fundação Renova, entidade criada pelas mineradoras para reparar os danos do rompimento, planeja manter o rejeito nos rios nas áreas em que movimentar a lama para sua retirada provocaria mais turbidez e impacto do que sua decantação.

    Chamada depois da lama

    Segundo aponta o estudo, no entanto, o rejeito presente na água pode voltar a poluir o rio a qualquer momento.

    "A transparência da água superficial [...] dá a falsa impressão de que os índices de turbidez, elevados nos anos anteriores pela pluma de rejeito de minério, baixaram aos níveis anteriores ao dano ambiental. Porém, com a menor movimentação da água por corrente natural ou ventos, a pluma alaranjada e brilhante do rejeito de minério volta a tingir os rios e não decanta."

    Três dos 18 pontos de coleta apresentaram índices de turbidez adequados. A turbidez em 2017, embora tenha diminuído em relação a 2015 e 206, continua acima do padrão indicado.

    METAIS PESADOS

    O estudo alerta também para elevada concentração de cobre e manganês na bacia do rio Doce.

    A ONG afirma que o consumo de cobre livre, em pequenas quantidades, pode provocar vômito e, em grandes quantidades, chega a lesionar os rins e provocar anemia. Já o manganês pode gerar rigidez muscular, tremores e fraqueza.

    Desde o rompimento, ainda não há estudos conclusivos sobre os problemas de saúde que a lama causou na população e sua toxicidade.

    A Fundação Renova monitora a bacia do rio Doce em 92 pontos desde agosto e prevê resultados do monitoramento da água do mar para o primeiro semestre do ano que vem.

    OUTRO LADO

    Procurada pela reportagem, a Fundação Renova informou que "a água do rio Doce está apta para consumo, desde que tratada pelas concessionárias responsáveis (SAAE e Copasa), e os parâmetros são semelhantes ao registrado antes do rompimento da barragem de Fundão".

    Segundo a fundação, os monitoramentos ao longo da bacia do rio Doce são acompanhados e fiscalizados por seis órgãos ambientais e de gestão de água, como a Agência Nacional de Águas e o Ibama.

    "De acordo com o último relatório do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), de setembro, os dados de turbidez no rio Doce se mantêm abaixo do limite legal, que é de 100 ntu (unidades nefelométricas de turbidez), na maioria das estações de coleta de dados."

    *

    FUTURO DOS ATINGIDOSFamílias ainda lutam por indenizações e auxílio financeiro

    Etapas do processo

    5.nov.2015
    Barragem de Fundão se rompe

    23.fev.2016
    Polícia Civil de MG conclui inquérito

    20.out.2016
    Polícia Federal conclui inquérito

    20.out.2016
    Ministério Público Federal denuncia 22 pessoas, a Samarco, a Vale, a BHP e a VogBr

    18.nov.2016
    Justiça aceita denúncia; ação tramita em Ponte Nova (MG)

    4.jul.2017
    Juiz suspende processo para apurar se escutas telefônicas usadas como prova ultrapassaram período autorizado pela Justiça

    Próximos passos
    Processo pode ser anulado ou continuar a tramitar. Réus podem ser levados ao tribunal do júri

    Defesa
    Samarco afirma que processo deve ser anulado e que não houve dolo; Vale diz que operação da barragem era exclusiva da Samarco. Executivos negam que haja provas contra eles

    -

    Chamada depois da lama
    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024