• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 10:33:24 -03

    Rio de Janeiro

    Ação policial mata 7 em baile funk do Rio de Janeiro e leva medo a favela

    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    11/11/2017 14h54 - Atualizado às 20h32

    Uma ação da Polícia Civil, com participação das Forças Armadas, deixou sete mortos em um baile funk na madrugada deste sábado (11) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

    O episódio, que levou medo à comunidade, ocorreu um dia após um PM ser morto na região, que também foi alvo de megaoperação na terça (7), com tropas do Exército e da polícia fluminense no combate ao tráfico de drogas.

    A polícia afirma que a ação visava prender dois traficantes que estavam no baile funk, que esperou ele esvaziar de público, que foi recebida por tiros e que só revidou.

    Questionada, ela só confirmou no final da tarde que as mortes haviam sido resultado de operação policial -e disse que a ação de terça foi "um reconhecimento de terreno" para a deste sábado.

    Já moradores disseram que blindados entraram na comunidade às 4h, que houve tiroteio e correria. Ao jornal "O Globo", alguns disseram que havia agentes encapuzados e que teriam feito ameaças.

    Segundo a polícia, quatro dos sete mortos tinham passagem pela polícia por homicídio e tráfico de drogas. Os dois traficantes que seriam alvo da operação fugiram -conhecidos como N2 e Schumacher e que seriam ligados ao Comando Vermelho.

    RAIO-X DA CRISE NO ESTADO DO RIO

    A polícia nega que a ação tenha sido uma resposta à morte do soldado Joubert Lima, 26, baleado no pescoço em confronto com criminosos na manhã de sexta-feira (10). Segundo a corporação, a operação já estava planejada antes da morte dele.

    Na ação, os agentes apreenderam um fuzil, sete pistolas, cinco carregadores, munições, rádios transmissores, drogas e celulares. A mulher de um dos mortos, que não quis se identificar, questionou à Folha, no IML, a ação policial. "Não vou negar que meu marido era traficante, mas isso não justifica isso que fizeram. Entraram atirando e atingiram pessoas que não tinham nada a ver. Agora a favela está toda com medo da polícia."

    São Gonçalo é a segunda maior cidade fluminense e uma das regiões mais conflagradas devido à violência. O Rio enfrenta grave crise financeira, com cortes de serviços e atrasos de salários de servidores, e está perto de um colapso na segurança pública.

    Divulgação
    Armas e drogas apreendidas em operação policial que matou sete
    Armas e drogas apreendidas em operação policial que matou sete

    Um outro efeito dessa crise tem sido a disparada dos índices de criminalidade e a redução do número de policiais em favelas ocupadas por facções criminosas.

    Outro braço dessa crise é a morte de policiais. Só neste ano já foram 117 PMs assassinados no Estado. A situação de insegurança levou Michel Temer (PMDB) a autorizar a utilização das Forças Armadas para fazer a segurança pública do Rio até 2018.

    Ao mesmo tempo, os mortos em operações policiais dispararam -no começo do ano, a alta beirava 80%.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024