• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 22:01:57 -03

    Gestão Doria vai sortear 3.000 vagas em pontos de táxi de São Paulo

    LUCIANO CAVENAGUI
    DO 'AGORA'

    23/11/2017 02h00

    A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), vai sortear 2.912 vagas em pontos de táxi espalhadas pela cinco regiões da cidade. São vagas em pontos privativos para táxis das categorias comum e Táxi Preto, em veículos convencionais ou adaptados ao transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O último sorteio desse tipo ocorreu em 11 de dezembro de 2013 e era uma reivindicação antiga da categoria.

    O número de vagas corresponde a espaços ociosos identificados após levantamento realizado pelo DTP (Departamento de Transportes Públicos), órgão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

    A região com mais vagas é a zona oeste (861), sendo seguida pelo centro (662), zona sul (584), zona leste (534) e zona norte (271).

    Podem participar do sorteio somente motoristas em situação regular no DTP e vinculados a alvarás de categorias de táxi comum e Preto. O interessado pode ser o titular do alvará de estacionamento, o segundo motorista, o coproprietário ou o preposto.

    Além disso, o participante não pode ter sido excluído de um ponto privativo de estacionamento nos últimos 12 meses. Quem presta o serviço de Táxi Preto não pode estar devendo a outorga.

    As inscrições começaram à meia-noite de hoje e vão até as 23h59min de 7 de dezembro, por meio do site da prefeitura. Para fazer a escolha, a prefeitura vai usar o programa da Nota Fiscal Paulistana.

    O sorteio ocorrerá em 22 de dezembro, às 11h, na sede do DTP, e será aberto ao público, mas os resultados não serão divulgados nesse dia –a lista dos contemplados será publicada no "Diário Oficial" até 2 de janeiro.

    VÍNCULO

    O Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo) afirma que, contando com as vagas em pontos de táxi que serão sorteadas pela prefeitura, ainda restarão cerca de 2.000 motoristas sem pontos. No total, a cidade tem 38 mil taxistas.

    "Esse sorteio é uma reivindicação nossa antiga, mas ainda assim muitos profissionais continuarão rodando pela cidade sem ponto fixo", afirmou o presidente do sindicato, Natalício Bezerra.

    Apesar disso, Bezerra elogiou o anúncio das medidas. "Pelo menos quase 3.000 taxistas terão mais condições para trabalhar. Os passageiros criam mais vínculo com os motoristas que ficam em pontos fixos", disse.

    Edição impressa
    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024