• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 17:04:27 -03

    Aprovação a Doria cai entre idosos e ricos; veja 5 curiosidades do Datafolha

    GIBA BERGAMIN JR.
    DE SÃO PAULO

    05/12/2017 17h00

    O prefeito João Doria (PSDB) viu crescer sua avaliação negativa entre os mais ricos, mais velhos e mais escolarizados, estratos sociais que sempre "puxaram para cima" a aprovação dele. Entre adeptos dos tucanos, a maioria esperava que Doria fizesse mais pela cidade, número que aumenta quando a pergunta é sobre a expectativa dentro do bairro do entrevistado. Veja curiosidades sobre a nova pesquisa Datafolha.

    *

    1. Avaliação positiva de Doria entre mais ricos cai 9 pontos
    A reprovação do prefeito entre os mais abastados (que ganham mais de 10 salários mínimos) chegou a 21% ao fim de 11 meses de mandato. O percentual de ruim ou péssimo na pesquisa anterior era um pouco menor nesse grupo da população paulistana: 19%. Para se ter uma ideia, ao fim do primeiro mês de mandato, só 10% achavam Doria ruim ou péssimo. Porém, se 54% consideravam Doria ótimo ou bom até o nono mês de atuação do alcaide, agora esse percentual é nove pontos menor (45%).

    OS MAIS RICOS - Evolução da avaliação de Doria entre os que ganham mais de 10 salários mínimos<br><br>

    -

    2. Maioria de idosos agora acha Doria ruim ou péssimo
    Doria sofre queda significativa da avaliação entre os mais velhos. Se até o último levantamento ele tinha aprovação da maioria dos entrevistados com 60 anos ou mais, a situação se inverteu. De acordo com a pesquisa mais recente, 38% das pessoas nessa faixa etária acham ele ruim ou péssimo, contra 28% de ótimo ou bom e 33% de regular. Até o nono mês de mandato, 38% era o percentual dos que o achavam bom ou ótimo, contra 22% de ruim ou péssimo e 37% de regular. A avaliação negativa entre os mais velhos ocorre após o prefeito gravar um vídeo para responder a críticas do ex-governador Alberto Goldman. O tucano o chamou de fracassado e improdutivo. Avaliação interna do PSDB aponta que que Doria pode ter ofendido a fatia do eleitorado mais velho, pelo fato de Goldman ser octogenário.

    OS MAIS VELHOS - Evolução da avaliação de Doria entre os que têm 60 anos ou mais de idade<br><br>

    -

    3. Mais escolarizados estão divididos em relação ao prefeito
    Se antes, a maioria dos entrevistados com ensino superior avaliava bem a gestão tucana, a situação mudou significativamente na aproximação do fim do primeiro ano de mandato. São 35% os que o avaliam ruim ou péssimo contra 33% que o acham bom ou ótimo e 32%, regular. Em outubro passado, a maioria (38%) o avaliava positivamente, contra 37% de regular e 24% de ruim ou péssimo.

    OS MAIS ESCOLARIZADOS - Evolução da avaliação de Doria entre os que têm ensino superior<br><br>

    -

    4. Maioria dos adeptos do PSDB, partido de Doria, esperava mais de sua gestão
    O prefeito encontra avaliação majoritariamente positiva entre os entrevistados cuja preferência partidária é o PSDB. Entre os que declaram apreço pela legenda do tucano, 47% o avaliam como ótimo ou bom, número que cai para 15% entre adeptos do PT, 37% outros partidos e 29% que dizem não ter predileção por nenhum partido. No entanto, 59% dos entrevistados que têm o PSDB como partido predileto dizem que Doria fez menos do que se esperava pela cidade, contra 28% que dizem que ele fez o que se esperava e 12% "mais do que se esperava".

    POR PARTIDO DE PREFERÊNCIA - Doria fez pela cidade...

    -

    5. Rival de Doria numa candidatura ao governo, Serra teve melhor avaliação em seu primeiro ano
    Para conseguir ser candidato a governador, Doria terá de driblar o ex-governador José Serra (PSDB), que não é considerado por correligionários carta fora do baralho nesta disputa. De acordo com o Datafolha, Serra tem uma vantagem nessa briga: a melhor avaliação em seu primeiro ano na comparação com Doria e outros sete ex-prefeitos. Serra fechou seus primeiros 12 meses de gestão com 41% de ótimo ou bom contra 29% de Doria. A maior avaliação negativa de um primeiro ano de mandato é de Celso Pitta (PP), que teve 42% de reprovação nos primeiros onze meses.

    Comparação com outros prefeitos*, em % - Selecione o prefeito:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024