• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 20:37:33 -03

    José Geraldo Louzã Prado (1958-2017)

    Mortes: Intenso e carinhoso, advogado foi lancha e veleiro

    ANTONIO MAMMI
    DE SÃO PAULO

    08/12/2017 00h00

    Arquivo Pessoal
    José Geraldo Louzã Prado (1958-2017)
    José Geraldo Louzã Prado (1958-2017)

    Em sua autobiografia, o neurologista inglês Oliver Sacks revelou uma anotação feita por um professor de escola: "Sacks vai longe –se não for longe demais".

    O raciocínio de Zé foi parecido quando resolveu trocar a lancha por um veleiro, depois de ouvir a pergunta de um amigo: "Para onde você vai com tanta pressa?"

    Não dava para exigir que ficasse parado. Corpulento e vigoroso, assumia várias tarefas ao mesmo tempo e vivia atrás de aprender uma habilidade nova. Se movimento era inevitável, que fosse moderado.

    Na Faculdade de Direito da USP, dedicou-se aos sonetos; na juventude, teve sua fase de fotógrafo; em casa, com os filhos, tirava no violão as músicas que ouvia no rádio.

    "Ele falava sempre no superlativo da vida, em aproveitar os momentos com intensidade", diz o filho José Paulo, companheiro de vela e de escritório de advocacia.

    Ele lembra que o pai teimava em usar brocardos jurídicos em latim, mesmo sob o risco de a nova geração de juízes não compreendê-lo.

    Zé só punha o mar em segundo plano quando tinha a oportunidade de visitar a filha Cristina nos EUA –atencioso e acolhedor, adotou o genro americano como quarto filho.

    A decisão de trocar a veloz "Carpe Diem" pelo estável "Neptunus" lhe fez bem. A mobilidade estava garantida, mas com espaço para ouvir o barulho do vento, sentir a maresia e aproveitar a paisagem –seu "jardim infinito", como costumava dizer.

    Morreu no último dia 19, aos 59 anos, após um acidente doméstico. Deixa a mulher, Marina, e os filhos Cristina, Fernanda e José Paulo.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes
    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024