• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 01:35:36 -03

    Virada na avenida Paulista terá chuva, Claudia Leitte e 15 minutos de fogos

    DE SÃO PAULO

    30/12/2017 12h58

    Ricardo Bastos - 31.dez.17/Fotoarena/Folhapress
    Imagem da queima de fogos durante festa de Réveillon na avenida Paulista, no centro de SP
    Imagem da queima de fogos durante festa de Réveillon na avenida Paulista, no centro de SP

    Claudia Leitte foi a escolhida para dar as boas vindas a 2018 neste domingo (31) na tradicional festa de Réveillon da av. Paulista, no centro de São Paulo. A cantora será a responsável pela contagem regressiva, seguida por 15 minutos de queima de fogos.

    As chuvas, frequentes na capital paulista nos últimos dias, deverão marcar presença também na hora da virada. Segundo o Climatempo, são esperadas precipitações de fraca intensidade e temperaturas amenas, com os termômetros oscilando entre os 19°C e os 28°C no último dia do ano.

    A festa na Paulista começará às 20h, com a apresentação do DJ Memê. Depois se apresentam, na ordem, Sambô, Latino e Claudia Leitte, antes do retorno do DJ, que seguirá até as 2h30 do dia 1º. A mestre de cerimônia será a atriz Ana Hikari, que interpreta Tina na novela Malhação.

    O palco, que já está sendo montado desde o início da semana, ganhou novo local neste ano. Deixou o cruzamento da Paulista com a av. Brigadeiro Luís Antônio para ficar entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo. Pessoas com mobilidade reduzida terão acesso pela última.

    Com 1,2 milhão de pessoas esperadas, a avenida será separada em quadrantes, com cercas separando grupos de aproximadamente 500 pessoas, ou seja, se você entrar por uma rua, não conseguirá encontrar um amigo que entrou por outra.

    Para que todos consigam acompanhar os shows, serão montadas 10 torres com telões de LED, som e luz serão montadas no canteiro central, além de duas telas gigantes na lateral do palco.

    TRÂNSITO

    Apesar do horário do show, as interdições na via começarão horas antes. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a partir das 18h será bloqueado o trecho entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação, no sentido Consolação, e entre as ruas da Consolação e Maria Figueiredo, no sentido Paraíso.

    Também haverá bloqueio na Brigadeiro Luís Antônio, entre a rua São Carlos do Pinhal e alameda Santos, em ambos os sentidos. A liberação de todos os trechos deve ocorrer às 8h do dia 1º.

    Com as interdições, 23 linhas de ônibus terão o itinerário alterado. Já o metrô terá operação especial, com embarque até as 2h pelas linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, com exceção da estação Consolação. Depois desse horário, as estações Paraíso, Brigadeiro e Paulista concentrarão o embarque, enquanto as demais farão somente o desembarque.

    Os trens da CPTM também vão operar durante toda a madrugada. Até a 1h, todas as estações farão embarque e desembarque. Depois disso, passarão a fazer apenas desembarque e o embarque ficará restrito às transferências pelo metrô.

    Por causa das mudanças e interdições, as ciclofaixas de lazer também não serão montadas nos dias 31 e 1º. No primeiro dia de 2018, porém, será interrompido o tráfego de carros pela via para o programa Ruas Abertas, que seguirá até as 18h.

    SEGURANÇA

    O av. Paulista terá fiscalização, com revista em todos os pontos de entrada. Não será permitida levar objeto contundente ou cortante, como guarda-chuvas; latas e garrafas; fogos de artifícios; ou mesmo a ação de ambulantes dentro do espaço delimitado, que vai da Consolação até a Brigadeiro Luís Antônio.

    A segurança será reforçada ainda por 400 seguranças privados que percorrerão o local e 12 câmeras de monitoramento.

    Além disso, haverá seis postos médicos –atrás do palco, na r. Augusta, na r. Pe. João Manoel, na r. Frei Caneca, na al. Ministro Rocha Azevedo e na Peixoto Gomide–, 400 banheiros químicos e 80 barracas de alimentação.

    A festa da virada é realizada na Paulista desde 1996. Em 2001, o evento entrou para o calendário oficial da cidade. Neste ano, ele contará com o apoio cultural da Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura, com copatrocínio da Caixa Econômica Federal.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024