-
-
Cotidiano
Wednesday, 15-Jan-2025 09:06:22 -03Novo balanço aponta alta de 44,5% nas mortes por febre amarela em SP
DE SÃO PAULO
26/01/2018 19h28 - Atualizado às 20h09
As mortes por febre amarela confirmadas no Estado de São Paulo cresceram 44,5%, segundo balanço divulgado no início da noite desta sexta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde. O número, que considera registros feitos desde janeiro do ano passado, saltou de 36 para 52 desde o último levantamento, realizado há uma semana.
Com isso, o número de casos confirmados também cresceu, de 81 para 134, no período –alta de 65,4%. O destaque ainda é a cidade de Mairiporã, na região metropolitana, que concentra 57,4% dos casos, chegando a 77. Assim como no levantamento anterior, Mairiporã, Atibaia (17) e Amparo (5) somam três quartos dos casos no Estado.
As outras cidades paulistas com registro da doença são: Águas da Prata, Américo Brasiliense, Batatais, Bragança Paulista, Caieiras, Campinas, Cotia, Itapira, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itapecerica da Serra, Jarinu, Jundiaí, Mococa, Cássia dos Coqueiros, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Piedade, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Lucia, São João da Boa Vista e Tuiuti.
Com o crescente número de casos de febre amarela, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro iniciara nesta quinta (25) a campanha emergencial de vacinação, com o uso da dose fracionada –a Bahia também fará parte da nova mobilização, mas entre os dias 19 de fevereiro a 9 de março.
Em São Paulo, a campanha acontece em 53 cidades, além de 20 distritos da capital paulista, e já imunizou 521.370, em menos de dois dias. Segundo a secretaria, 502.052 paulistas receberam a dose fracionada e 19.318 receberam a dose padrão. A meta é vacinar 9,2 milhões de pessoas até 17 de fevereiro.
Fracionar a vacina foi a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para conseguir imunizar um maior número de pessoas. Com 0,1 ml, a dose fracionada tem o mesmo efeito que a padrão (0,5 ml), embora seu tempo de cobertura seja menor. Quem for vacina com ela deve tomar nova dose em ao menos oito anos.
Apesar da eficácia da dose fracionada, alguns grupos ainda estão recebendo a normal devido à falta de estudos sobre o efeito da dose menor neles. É o caso de crianças de 9 meses a 2 anos incompletos, grávidas, pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia ou com corticoides em doses elevadas.
Editoria de arte/Folhapress SÃO PAULO
A capital paulista não registrou nenhum caso de febre amarela contraído na cidade. Apesar disso, a campanha já imunizou 282.249 nesta quinta e sexta-feira. Desse total, 274.125 vacinas foram fracionadas e 8.124 foram padrão, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.
As doses estão sendo aplicadas em 20 distritos das zonas leste e sul. São eles: Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cursino, Grajaú, Jabaquara, Jardim São Luís, Pedreira, Sacomã, Socorro e Vila Andrade, Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael.
Para tentar conter as filas e até as brigas nos postos de saúde, a prefeitura decidiu distribuir senhas nas casas das pessoas atendidas regularmente pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Alguns postos, no entanto, não possuem agentes do ESF e estão realizando a distribuição de senhas na própria unidade (veja lista abaixo).
"A orientação para os moradores que não recebem visitas das equipes de ESF, é procurar a UBS mais próxima para a retirada da senha. Lembrando que a distribuição diária leva em conta a capacidade operacional de cada unidade de vacinação", afirmou a secretaria, em nota.
As senhas não estão sendo necessárias nas UBSs destinadas ao atendimento de viajantes. Segundo a prefeitura, 17 unidades estão aplicando a dose fracionada no caso de viagem a outras regiões do país onde há recomendação de imunização e a dose padrão no caso de pessoas com viagem marcada para países com a exigência (veja lista abaixo).
Essa é a segunda fase da campanha contra febre amarela na capital paulista. As próximas fases também deverão ser de doses fracionadas e contar com a distribuição de senhas nas casas. Segundo a secretaria, elas correspondem a áreas de baixo risco e foram divididas de acordo com a aproximação com as regiões de risco.
A fase 3 (amarela), destinada as zonas leste e sudeste, será em março; a fase 4 (azul), destinada ao centro e a parte das zonas oeste e sul, será em abril; e a fase 5 (roxa), destinada ao sudoeste da capital, será em maio. A prefeitura pede que as pessoas respeitem a divisão e, se possível, não se desloquem para as áreas de risco.
A expectativa da prefeitura é que toda a cidade seja imunizada até o final de maio.
*
Veja as unidades de referência para viajantes em São Paulo:
UBS Boracea - Santa Cecília (centro)
UBS Ponte Rasa - Ponte Rasa (zona leste)
UBS Jardim Campos - Vila Curuçá (zona leste)
UBS Vila Curuçá - Vila Curuçá (zona leste)
UBS Vila Jacuí - Vila Jacuí (zona leste)
AMA/UBS Integrada Vila Palmeiras - Freguesia do Ó (zona norte)
AMB Tucuruvi - Prof. Armando de Aguiar Pupo - Santana (zona norte)
AMA/UBS Integrada Paulo 6º - Raposo Tavares (zona oeste)
UBS José Marcílio Malta Cardoso - Rio Pequeno (zona oeste)
UBS Parque da Lapa - Vila Leopoldina (zona oeste)
UBS Jardim Edite - Gerôncio Henrique Neto - Itaim Bibi (zona oeste)
AMA/UBS Integrada São Vicente de Paula - Ipiranga (zona sul)
Hospital Dia da Rede Hora Certa Penha - Penha (zona leste)
UBS Vila Prudente - Vila Prudente (zona leste)
UBS Jardim Miriam 2 - Cidade Ademar (zona sul)
UBS Vila Constância - Dr. Vicente Octávio Guida - Cidade Ademar (zona sul)
UBS Chácara Sto. Antônio - Dr. Marcílio A.P. Filho - Sto. Amaro (zona sul)*
Veja lista de UBSs com distribuição de senhas na unidade:
zona sul
UBS Vila Praia
AMA/UBS Integrada Parque Doroteia
AMA/UBS Integrada Jardim Miriam
AMA/UBS Integrada Vila Império
AMA/UBS Vila Joaniza
AMA/UBS Integrada Vila Missionária
UBS Vila Constância
UBS Jardim Umuarama
UBS Veleiros
AMA/UBS Integrada Jardim Icaraí
UBS Dr. Sérgio Chaddad
UBS Jardim República
AMA/UBS Integrada Jardim Castro Alveszona leste
UBS Castro Alves
UBS Cidade Tiradentes I
UBS Fazenda do Carmo
UBS Prestes Maia
UBS Guaianases II
UBS Jardim São Carlos
UBS Jardim Soares
UBS Nossa Senhora do Carmo
UBS Jardim Santa Maria
UBS Jardim Santa Teresinha
AMA/UBS Integrada Cidade Líder I
UBS Jardim Marília
AMA/UBS Integrada Jardim Brasília
AMA/UBS Integrada Vila Itapema
UBS Jardim São Pedro
UBS José Bonifácio I
UBS José Bonifácio II
AMA/UBS Integrada José Bonifácio III
UBS Parque Boa Esperança
UBS Jardim das Laranjeiras
UBS Jardim Roseli
UBS Jardim Colorado
UBS Parque São Rafael
UBS Jardim Santo André
UBS São Mateus I
UBS IV Centenário
UBS Santa Bárbara
UBS Jardim Colonial
UBS Jardim Paraguaçu
UBS Jardim Tietê IIzona sudeste
AMA/UBS Integrada Dr. Geraldo da Silva Ferreira
UBS Cidade Vargas
AMA/UBS Integrada Vila Moraes
UBS Jardim Seckler
UBS Jardim da Saúde
UBS Vila Gumercindo
UBS Vila Arapuã
UBS Vila das Mercês
UBS Moinho Velho IIFale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -