• Educação

    Sunday, 05-May-2024 23:57:04 -03

    Reitor da Ucam diz que não sabia da saída de docentes para Uerj

    DO RIO

    23/06/2010 08h45

    O reitor e fundador da Ucam (Universidade Candido Mendes), Candido Mendes, queixou-se ontem (22) sobre a contratação de professores do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

    Os professores afirmam não receber há seis meses e entraram ontem na Justiça com pedido de rescisão indireta de contrato de trabalho.

    Segundo Mendes, a contratação foi feita "em inteiro desconhecimento" da Ucam e "completa desinformação" sobre soluções para atrasos. Salários de fevereiro foram pagos ontem, diz ele. Os de março ficaram para a semana que vem.

    Caso

    Um dos mais renomados centros de ensino de pós-graduação do país, o Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), corre o risco de fechar. A sua mantenedora, a Ucam (Universidade Cândido Mendes), passa por uma crise financeira que atrasou o pagamento do salários dos 21 professores.

    Com 40 anos de existência e notas máximas na avaliação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nos cursos de pós-graduação em sociologia e ciência política, o Iuperj é referência. Apesar de o instituto ser ligado a uma universidade privada, os alunos não pagam para estudar, pois são mantidos com recursos de bolsas do governo federal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024