• Educação

    Saturday, 20-Apr-2024 04:35:56 -03

    Mudança no Enade já vale para este ano, afirma ministro

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    14/03/2012 14h21

    O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta quarta-feira que o Enade --avaliação federal do ensino superior-- sofrerá alteração ainda neste ano, como forma de evitar fraude no resultado do exame.

    Governo vai mudar prova do Enade após suspeita de fraude
    Ministro diz que não vai prejulgar denúncias contra Unip
    MEC investiga denúncia de irregularidades em Enade da Unip

    Reportagem publicada hoje pela Folha mostrou que uma das possibilidades estudadas pela pasta era a aplicação do exame aos alunos do último e do penúltimo semestre de faculdade.

    "Essa mudança resolve o problema que nós identificamos de postergar a formatura de alguns alunos por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente ter um melhor desempenho no Enade", afirmou o ministro após audiência na Câmara dos Deputados.

    Segundo ele, a medida permitirá uma "verdadeira avaliação" das instituições de ensino superior. A alteração deverá ser feita por meio de portaria, que será publicada amanhã no "Diário Oficial" da União. Além dos estudantes do último e penúltimo semestre, todo aluno que tiver concluído mais de 80% da carga horária do curso até o término das inscrições para o Enade também será convocado.

    A ação do ministério ocorre após a Unip, uma das maiores universidades do país, ser suspeita de selecionar seus melhores alunos para se submeterem à prova. Durante audiência, Mercadante afirmou que um novo semestre será incluído na avaliação para evitar "procedimento que não assegure a efetiva avaliação dos alunos".

    A universidade nega irregularidades e tem que apresentar sua defesa ao ministério. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos.

    CURSOS

    Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a portaria com a alteração no exame também vai anunciar os cursos que serão avaliados pelo Enade neste ano. São eles: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo.

    Habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão contemplados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024