• Educação

    Sunday, 05-May-2024 00:07:46 -03

    PUC vai bem em outros rankings, diz reitor

    DE SÃO PAULO

    10/09/2012 04h00

    O reitor da PUC-SP, Dirceu de Mello, minimizou a posição da escola no RUF (Ranking Universitário Folha). "Outros rankings nos colocam em posições satisfatórias."

    Crise e corte de professores fazem PUC-SP perder espaço

    Mello citou como exemplo o IGC (Índice Geral de Cursos), avaliação do Ministério da Educação em que a PUC-SP aparece como a melhor escola privada de São Paulo.

    O indicador vai de 1 a 5. A PUC-SP tem a mesma nota do Mackenzie (4), mas dados intermediários lhe dão vantagem. O IGC, porém, não considera a produção de pesquisa ou de patentes, em que a universidade foi mal no RUF.

    Editoria de arte/Folhapress

    Abaixo, a entrevista com o reitor da PUC-SP:

    *

    Folha - Como o sr. avalia a posição da PUC no RUF?
    Dirceu de Mello - Cada ranking possui uma metodologia. No do Ministério da Educação [IGC], desde 2008, somos a melhor universidade privada de São Paulo.

    No da Folha de S.Paulo, não ficamos na situação que gostaríamos de ficar. Mas outros rankings nos colocam em posições satisfatórias.

    No RUF, a PUC tem resultados satisfatórios nos itens ligados ao ensino, mas não nos de pesquisa. Ela prioriza o ensino?
    Nossa preocupação é que haja um equilíbrio.

    Professores reclamam da mudança que causou a diminuição do tempo para pesquisa e preparação de aulas. Como o sr. avalia essa situação?
    Claro que descontentou os professores e não é a situação ideal. Mas permitiu que a situação financeira fosse controlada.

    E, mesmo com a mudança, os professores conseguem fazer pesquisa e cuidar das aulas. Foi uma mudança aprovada pelo Conselho Universitário.

    Como está a situação financeira da universidade?
    Está controlada. Ainda não é a ideal, mas caminhamos para isso. E estamos conseguindo manter cursos de interesse social [que chegam a ser deficitários], como línguas, fonoaudiologia e enfermagem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024