• Educação

    Monday, 06-May-2024 07:53:32 -03

    Veja lista de perguntas a serem feitas na escolha da escola

    DE SÃO PAULO

    23/09/2012 03h01

    ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 9º ANO)

    Veja lista para a escolha da escola no ensino médio

    1. Descubra quem vocês são

    - Para mim, existem coisas que seria importante que a escola respeitasse, como uma configuração familiar específica ou uma limitação física?
    - É importante ter estudado em uma escola com um bom reconhecimento social? Eu me importaria em, mais tarde, declarar que estudei em uma escola sem fama?
    - Quero uma formação religiosa ou laica?
    - Tenho necessidade de deixar meu filho na escola em período integral?
    - Prefiro uma formação mais rígida ou mais flexível?
    - Eu conseguiria viver de modo harmonioso com qualquer tipo de público?
    - Como eu enxergo a minha família daqui a cinco, dez e 20 anos? Que tipo de formação poderia facilitar essa conquista?
    - Pretendo me mudar para o exterior nos próximos anos?
    - Eu seria mais feliz se a escola oferecesse algum tipo de diferencial, como aulas de música ou de dança?

    2. Visite escolas, no horário de aula, que condizem com as características e expectativas da sua família

    - Quais são as metas da escola no curto e no longo prazo?
    - Como são as aulas? Qual a duração?
    - Existem iniciativas de trabalhos interdisciplinares?
    - Como é feita a avaliação?
    - Há mecanismos de recuperação ou de reforço? Há plantões de dúvidas?
    - Qual é a conduta da escola em casos de indisciplina e problemas de aprendizagem?
    - O projeto de ensino da escola prevê atividades extras tais como olimpíada esportiva, feira de ciências, visitas programadas, estudos do meio, exposição de artes?
    - Prevê iniciativas para a orientação de estudos e incentivo à leitura?
    - Como a família pode acompanhar o que é realizado na escola? Há reuniões periódicas ou comunicados diários?
    - Os horários da escola são compatíveis com os da família?
    - Os horários são flexíveis?
    - Meu filho pequeno não conseguiu acordar, pode chegar um pouco mais tarde?
    - Meu filho está indisposto, posso ir buscar mais cedo?
    - Atrasei no trabalho, há quem cuide da criança até eu chegar?

    3. Conheça a equipe que trabalha na escola

    - Além do diretor, há coordenador pedagógico ou coordenação por área de estudo?
    - Qual é a formação dos professores?
    - Há mecanismos de formação continuada ou atualização profissional? A escola tem plano de carreira?
    - Qual é a equipe de apoio da escola? Quantas pessoas são?
    - A escola tem processos trabalhistas de ex-funcionários?
    - Há quanto tempo os professores estão na escola?

    4. Calcule os gastos além da mensalidade

    - Os custos totais da escola (valor da mensalidade, taxa de material, custos com uniformes, livros extras solicitados, passeios programados) cabem no meu orçamento?
    - Há uma boa relação custo-benefício?
    - Quais são os planos de pagamento?
    - Existem programas de bolsas de estudo?
    -O colégio promove viagens com frequência? Qual o valor cobrado? Como é o pagamento?
    -Os aniversários são comemorados na própria escola? É obrigatório presentear os colegas?

    5. Verifique a localização da escola e calcule a distância até a sua casa

    - Quanto tempo levo para ir da minha casa até a escola?
    - Qual o trajeto que o transporte escolar vai fazer? Meu filho será o primeiro a ser pego em casa? Será o último a ser deixado? Haverá alguém em casa para recepcioná-lo?
    - Há disponibilidade de transporte público?
    - Como funciona a entrada e a saída de alunos?
    - Há um espaço dentro da escola onde a família pode entrar com o carro?
    - O responsável pelo controle da entrada e da saída conhece a criança e sabe quem é o responsável por buscá-la?
    - A escola está próxima de locais de risco?
    - Há farol e faixa para a travessia de pedestres?
    - Há estacionamento na escola ou nas proximidades?
    - Há vizinhos ou amigos com quem possa combinar caronas?

    6. Avalie a estrutura da escola

    - As salas de aulas têm uma boa acústica e visibilidade?
    - Todos os alunos conseguem ver e ouvir claramente o professor?
    - As salas e laboratórios são claros e ventilados, protegidos da incidência direta de luz do sol (que torna o ambiente quente, abafado e pode fazer reflexos na lousa)?
    - O tamanho das salas de aula é adequado ao número de alunos?
    - Há dispositivos de segurança interna (observar se há grades nas janelas, escadas perigosas, móveis adequados, ver a disposição dos brinquedos do pátio)?
    - As carteiras e os banheiros são adaptados para crianças?
    - Há número suficiente de banheiros? Os alunos não devem passar o intervalo todo na fila.
    - Há espaço para todos no playground? Pergunte qual série ou ciclo usa cada ambiente em cada horário. Alunos pequenos podem ter a segurança prejudicada se passarem o intervalo com os maiores.
    - Há condições de higiene adequada na cozinha da cantina, nos bebedouros, nos banheiros e nos espaços para alimentação?
    - Há enfermaria na escola? Ela está preparada para atender emergências leves e encaminhar casos graves?
    - A escola possui um histórico médico de cada aluno com fácil acesso em caso de necessidade?
    - Há quadras cobertas?
    - Há infraestrutura para os dias de chuva?
    - Os laboratórios e a biblioteca estão adequadamente equipados?
    - Quantos livros a biblioteca possui e quantos deles estão emprestados?
    - Há computadores e recursos técnicos na escola? Os professores estão preparados para usá-los?
    - Há playground, tanque de areia e brinquedos no pátio?
    - Há refeitório e lanchonete?
    - Há ambientes de convivência e sociabilização agradáveis?

    7. Acompanhe e participe da vida escolar do seu filho

    - A escola mantém canais de comunicação com os pais, como conversas regulares com orientadores e eventos de integração?
    - Promove reuniões periódicas de apresentação do trabalho a ser desenvolvido?
    - Faz encontro de apresentação dos professores?
    - Promove eventos científicos, artísticos e esportivos?
    - Possui roteiros de adaptação das crianças que ingressam?
    - Há esquemas de adaptação para os momentos de transição (dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, do ensino fundamental para o ensino médio)?
    - Como a escola lida com os problemas de aprendizagem e de indisciplina?

    Colaboraram para a elaboração desta lista de perguntas as professoras doutoras Silvia Gasparian Colello e Claudia Riolfi, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Ligia Maria Leão de Aquino, da Faculdade de Educação da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Neide Barbosa Saisi, psicopedagoga da PUC-SP,
    Álvaro de Lima Castro, arquiteto especializado em educação e Daniela Alonso, assessora para acessibilidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024