• Educação

    Sunday, 28-Apr-2024 14:05:22 -03

    Funcionários da USP entram em greve na próxima terça

    ARETHA YARAK
    DE SÃO PAULO

    21/05/2014 15h02

    Funcionários da USP entram em greve por tempo indeterminado na próxima terça (27). A decisão foi tomada em assembleia no início da tarde desta quarta (21), contra a proposta dos reitores de não conceder reajuste salarial à categoria neste momento.

    Em reunião com representantes dos servidores na manhã desta quarta, o Cruesp (entidade que representa os reitores da USP, Unesp e Unicamp) decidiu prorrogar as discussões sobre aumento salarial para setembro/outubro deste ano. Tradicionalmente, os servidores ganham reajuste em maio -em 2013, foi de 5,39%.

    Os dirigentes universitários alegam que o comprometimento do orçamento com folha de pagamento já está acima do adequado. Deveria estar próximo dos 85%, afirmam, mas está em 103% na USP e em cerca de 95% na Unesp e na Unicamp.

    Em assembleia no início desta tarde, os funcionários da USP decidiram recusar a decisão da reitoria e agendar o início de uma greve por tempo indeterminado para terça (27).

    "A votação pela greve foi unânime", diz Magno de Carvalho, diretor do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP). "Acredito que teremos uma das greves mais fortes da universidade", diz.

    Tradicionalmente, as greves da USP começam com baixa adesão dos servidores, mas acabam ganhando força com o tempo.

    SERVIÇOS DE SAÚDE

    Segundo Magno, a maioria maciça das unidades da USP já aprovou a greve e deve paralisar os trabalhos. Os serviços de atendimento médico ao público, como o Hospital Universitário, devem aderir ao movimento aos poucos.

    "O HU [Hospital Universitário] fará reuniões por turnos com os funcionários, mas o indicativo é de greve", diz Magno. Segundo ele, se aprovada a greve nas unidades, os serviços de emergência e urgência não serão paralisados e o cancelamento de consultas e cirurgias eletivas serão feitas de maneira progressiva.

    Os servidores pedem 9,78% de reajuste, correspondente à inflação (6,78%) e 3% para fazer a reposição parcial de perdas históricas nos salários.

    Os professores da USP decidem nesta tarde, às 16h, se também entram em greve. Na Unicamp, funcionários e professores se reúnem para votar adesão ao movimento nesta quinta (22). A votação nos diferentes campi da Unesp tem início nesta quarta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024