Somente 40% dos professores do Ensino Fundamental do Brasil têm dedicação exclusiva. A proporção brasileira de professores que trabalham em apenas uma escola é inferior à média de 82% encontrada pelo Talis (Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizado, sigla em inglês).
O dado foi divulgado nesta quarta-feira (25), em Paris, pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). O estudo foi feito com mais de cem mil professores e diretores de escolas em 34 países pelo mundo.
Os participantes responderam questões sobre liderança escolar, ambiente de trabalho, satisfação no trabalho e eficiência, práticas pedagógicas e expectativas, avaliação e feedback, aprendizado e desenvolvimento de oportunidades.
A carga horária dos professores no Brasil é, em média, de 25 horas por semana –seis a mais do que a média do Talis. Os brasileiros gastam ainda de 10% a 22% mais tempo em outras atividades, como correção de tarefas e aconselhamento de alunos.
FORMAÇÃO
No Brasil, 94% dos professores têm formação universitária ou nível superior similar, mas apenas 76% fizeram cursos de licenciatura. Índice abaixo da média mundial, que é de 90%.
Os professores que lecionam no Ensino Fundamental têm, em média, 14 anos de experiência.
De acordo com o levantamento, aqueles educadores que fizeram licenciatura afirmaram se sentir mais bem preparados para dar aulas do que aqueles que não fizeram a especialização.
Ao menos 80% dos professores relatam ter melhorado a prática letiva após receber retorno de superiores sobre a qualidade do ensino.
As mulheres ainda são a grande maioria (71%) dos professores do Ensino Fundamental no Brasil. A média de idade dos educadores é de 39 anos.