• Educação

    Sunday, 05-May-2024 11:02:00 -03

    Alunos brasileiros de Harvard cobram debate sobre ensino no país

    DE SÃO PAULO

    13/08/2014 02h00

    Um grupo de dez alunos brasileiros da Universidade Harvard (EUA) lança na sexta-feira (15) manifesto que pede a definição do tema qualidade de educação como discussão central para os candidatos nas eleições deste ano.

    A divulgação do trabalho é fruto de cerca de cem entrevistas com personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B), o empresário Jorge Paulo Lemann e o ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider (PSD).

    As conversas foram usadas para que o grupo identificasse alguns dos principais problemas da educação no país –como a falta de incentivo para atrair pessoas ao magistério. O trabalho foi chamado de "Mapa do Buraco".

    "A qualidade da educação não afeta diretamente as pessoas como segurança ou saneamento. Mas a ausência dessa qualidade tira muitas chances de muitos jovens", afirma Renan Ferreirinha Carneiro, 20, um dos membros do grupo. "Nosso ideal é que as eleições de 2014 sejam as eleições da educação."

    Alguns dos integrantes do grupo estudaram em escolas públicas brasileiras e depois conseguiram bolsa em Harvard, uma das principais universidades do mundo. Dizem não querer apontar soluções para todos os problemas, mas mobilizar a sociedade para a busca das melhorias.

    Após o lançamento do manifesto, na Universidade Federal do RJ, eles divulgarão materiais na internet.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024