• Educação

    Friday, 03-May-2024 19:19:48 -03

    USP discute futuro do ensino no Dia dos Professores

    DE SÃO PAULO

    15/10/2014 12h18

    No momento em que cai o número de formandos nos cursos de pedagogia e licenciatura, a USP debate o valor da profissão em evento nesta quarta-feira (15), quando é comemorado o Dia do Professor.

    O evento faz parte da comemoração dos 80 anos que a USP completa neste ano.

    A Faculdade de Educação abrirá também nesta quarta, às 16h, uma exposição de fotografias "Jardim de Infância da Caetano de Campos - 1923-1935".

    São 55 imagens feitas pela professora Alice Meirelles Reis de crianças de 4 a 6 anos na tradicional escola Caetano de Campos entre 1923 e 1935.

    O acervo foi doado à faculdade em 1982 para integrar o que viria a ser o Museu da Educação e do Brinquedo (MEB) da unidade.

    A organizadora da exposição, professora Tizuko Morchida Kishimoto, lançará na oportunidade o livro "Práticas Pedagógicas da Professora Alice Meirelles", no qual analisa o material fotográfico e discute os embriões da chamada educação democrática, em que as crianças participam desenvolvendo projetos pedagógicos.

    "As crianças brincavam de lavar roupa e para isso aprendiam a fazer e construir o varal, desenvolvendo habilidades, tendo experiências e se socializando. As crianças pequenas são educadas pela brincadeira e Alice já fazia isso na década de 20 e 30", disse Tizuko.

    Às 17h30, acontecerá uma mesa-redonda "USP: 80 anos de compromisso com a formação de professores", com a participação dos professores da Faculdade de Educação: Diana Vidal, Myriam Krasilchik; Bruno Bontempi; Celso de Rui Beisegel; e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Janice Teodoro.

    Para a direção da unidade, o objetivo do evento é reafirmar o compromisso com a escola pública básica de qualidade, a insistência na formação inicial para o magistério e outras "preocupações que animaram a criação da USP e, ainda hoje, confirmam sua importância".

    A exposição ficará aberta para visitação até 14 de novembro. A faculdade fica na avenida da Universidade, 308, na Cidade Universitária, São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024