• Educação

    Sunday, 05-May-2024 20:10:47 -03

    Publicidade infantil é tema de redação do Enem

    DE BRASÍLIA
    DE SÃO PAULO

    09/11/2014 13h11

    "Publicidade infantil em questão no Brasil". Esse é o tema da redação do Enem 2014.

    Na tarde deste domingo (9), milhões de candidatos voltam aos locais de aplicação da prova, e respondem questões de matemática e linguagem, além da redação. No ano passado, o tema escolhido pelo Inep foram os "efeitos da implantação da lei seca no Brasil".

    Professora de redação do cursinho Objetivo, Maria Aparecida Custódio afirmou que o tema desta edição foi "surpreendente", por não ter sido um assunto com muito destaque na mídia durante o ano.

    "Mas o candidato tende a ir bem, porque os textos de apoio davam boa base para argumentação. E o candidato passou pelo bombardeio da publicidade infantil há não muito tempo", disse Custódio.

    BOATO

    Na manhã de hoje, o governo federal negou novamente suposto vazamento de informações sobre o Enem 2014. Horas antes do início da prova, às 13h, circulou em redes sociais imagem de uma prova cujo tema era o racismo no futebol. "O Inep lamento mais uma vez as tentativas de gerar intranquilidade entre os participantes do exame em relação ao tema da redação", afirmou o instituto, responsável pelo Enem, em sua conta no twitter.

    Ainda ontem, um vídeo compartilhado em rede social exibiu suposta prova do primeiro dia do Enem, com questões de ciências humanas e da natureza. O boato também foi negado pelo governo.

    CORREÇÃO

    Não houve mudanças nos critérios de correção do texto. Assim como em 2013, uma redação seguirá para um terceiro corretor quando a nota dada pelos dois anteriores diferir em ao menos 100 pontos. A nota da redação varia entre 0 e 1.000.

    Outra possibilidade era uma diferença superior a 80 pontos em alguma das competências avaliadas –como domínio da escrita formal e interpretação de informações. Se a nota do terceiro corretor for equidistante dos anteriores, o texto segue para uma banca de especialistas, instância máxima de análise da prova.

    No ano passado, diante da divulgação de redações com trecho de hino de futebol e receita de miojo, o Inep definiu que seria zerado texto "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto", o que continua valendo. Textos com até 7 linhas também continuam a receber nota zero. Neste ano, também será permitido que um estudante que cometeu um erro isolado de ortografia possa tirar nota máxima na prova.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024