• Educação

    Thursday, 02-May-2024 12:47:09 -03

    Professores dão dicas para a última semana antes da Fuvest; veja vídeo

    DANIELA MERCIER
    DE SÃO PAULO

    25/11/2014 02h30

    Equilíbrio é a palavra-chave para quem vai prestar a primeira fase do vestibular da Fuvest, no domingo (30). A cinco dias da prova, a orientação de educadores ouvidos pela Folha é que os 142 mil inscritos dosem estudo e lazer nesta semana.

    "É fundamental que o candidato mantenha a sua rotina diária até as vésperas da prova", afirma Ronaldo Carrilho, professor do pré-vestibular Anglo. Ele compara a preparação do estudante que tentará uma vaga na USP ou na Santa Casa a de um atleta.

    "Um trabalho como esse demanda tempo. Nessas últimas semanas, não é recomendável que o candidato corra atrás de um conteúdo novo", exemplifica.

    Para deixar o "motor aquecido" até domingo, revisar os conceitos básicos de cada disciplina e fazer provas antigas são as atividades sugeridas.

    "Vale a pena fazer simulados curtos. Pegue, por exemplo, as provas dos últimos cinco anos e veja o seu grau de conhecimento em cada matéria", recomenda Marcelo Dias Carvalho, do Etapa.

    "Isso ajuda a fazer uma revisão orientada, sem perder muito tempo", diz.

    Para a coordenadora do colégio e do cursinho Objetivo, Vera Lúcia Antunes, manter o ritmo é importante, mas o candidato também precisa descansar. "Cansou, pare. Respeite o seu limite físico."

    Aprovado em medicina na USP no vestibular passado, Guilherme Marinho, 19, seguiu essa receita à risca.

    "Controlei minha ansiedade estudando como sempre, procurando não pensar na pressão da prova. Também ouvi bastante música para relaxar e me distrair no meu tempo livre", conta.

    Para os vestibulandos de agora, ele também indica fazer testes.

    "Priorizei matemática e português. Matemática por ser uma prova tradicionalmente difícil na primeira fase e português por ter várias questões e contar bastante na pontuação", diz.

    MODERAÇÃO

    Atividades físicas e alimentação também devem ser moderadas. "Ele precisa estar fisicamente preparado para enfrentar cinco horas de prova", afirma Clecio Lima, sócio da Adaptativa, empresa de tecnologia educacional.

    Nessa primeira fase, os estudantes farão 90 exercícios de múltipla escolha. Na prática, serão cerca de três minutos para cada questão, e não haverá tempo adicional para preencher o gabarito.

    Os locais onde os candidatos farão o exame já estão disponíveis no site da Fuvest. A prova começa às 13h (os portões abrem às 12h30).

    A lista dos classificados e os endereços de prova da segunda etapa serão divulgados em 22 de dezembro.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024