• Educação

    Saturday, 27-Apr-2024 13:14:16 -03

    Controlar o tempo é desafio para candidato no vestibular da Fuvest; veja

    DANIELA MERCIER
    DE SÃO PAULO

    28/11/2014 02h00

    Para não correr o risco de perder uma vaga na USP ou na Santa Casa de São Paulo, estudantes inscritos no vestibular da Fuvest devem ficar de olho no relógio.

    Chegar no horário ao local do exame e controlar o tempo -de cinco horas para resolver as 90 questões- serão os principais desafios de quem fará a primeira fase, no próximo domingo (30).

    A prova terá início às 13h. Nesse horário, os portões das unidades de aplicação serão fechados e não haverá tolerância para casos de atraso.

    Para evitar problemas, a Fuvest recomenda que os estudantes visitem o local no sábado (29). Essa medida é importante para o aluno analisar o tempo de percurso e a melhor forma de transporte.

    "Em uma cidade como São Paulo, todo mundo deve se prevenir contra problemas como alterações no trânsito e falhas no metrô", orienta Ronaldo Carrilho, professor do pré-vestibular Anglo.

    Editoria de arte/Folhapress

    Segundo ele, o ideal é que o estudante se programe para estar no endereço do exame ao meio-dia -portanto, uma hora do início da prova.

    Ariele Natália Lorena da Silva, 17, sabe que precisará sair de casa com antecedência. No domingo passado (23), ela prestou o vestibular da Unicamp e, por pouco, não conseguiu fazer a prova.

    Por nervosismo, ao ler o edital, ela entendeu que os portões abririam às 13h -na verdade, eles seriam fechados naquele horário.

    "Cheguei às 12h55. Se demorasse mais cinco minutos, perderia a chance", conta ela, que tenta fonoaudiologia.
    contando

    Na hora da prova, o candidato também precisa controlar cada minuto. "Ele não pode esquecer que não existe tempo adicional para o gabarito", afirma Clecio Lima, da empresa Adaptativa.

    Dessa forma, professores orientam não parar em questões muito difíceis. "Não perca mais que dois minutos. Circule [para resolver depois] e passe para a próxima questão", sugere Marcelo Dias Carvalho, coordenador do Etapa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024