• Educação

    Friday, 03-May-2024 08:00:22 -03

    Melhor colocado pelo 5º ano, colégio diz formar líderes e é atacado

    RICARDO GALLO
    DE SÃO PAULO

    23/12/2014 02h00

    Criticado por concorrentes por selecionar só os melhores alunos, o Objetivo Integrado foi pelo quinto ano seguido o colégio com o melhor desempenho no Enem no país –a pontuação foi de 741,94.

    "Estamos no caminho certo, com um colégio que visa à formação de uma elite intelectual no Brasil, o que todo o país precisa e valoriza", diz João Carlos di Gênio, responsável pela rede Objetivo, do qual o Integrado faz parte.

    "São futuros pesquisadores, futuros líderes do país."

    Criado em 2009, o Objetivo Integrado tem aulas em ensino integral. Segundo di Gênio, 20% dos alunos são bolsistas e o restante paga mensalidade –ao todo, são 13 parcelas de R$ 2.383,46, de acordo com o colégio.

    Marcelo Soares e Rubens Fernando/Folhapress

    Os concorrentes dizem que a criação do Objetivo Integrado é um expediente usado para o colégio ir bem no Enem.

    Sem citar nominalmente o Objetivo, o diretor do Etapa, Carlos Eduardo Bindi, distribuiu à imprensa texto no qual critica a multiplicação de "pequenas escolas artificiais" que desvirtua o resultado do Enem, porque, com a separação do melhores alunos em uma instituição à parte, a nota no exame aumenta.

    Ele sugere a ponderação pelo número de alunos, para equilibrar escolas com mais e menos inscritos no exame.

    O Etapa ficou em 66º no país e tem 552 alunos. O Objetivo Integrado tem 44 –o Objetivo sempre negou que a criação do Integrado teve como intenção aparecer em primeiro do ranking do Enem.

    'ESCANDALOSO'

    Com 440 alunos no Enem, o Colégio Bandeirantes, 21º no país, também se queixa da prática do concorrente.

    "O que o Objetivo faz é escandaloso. Esse Objetivo Integrado é um corte dentro do Objetivo da Paulista, com a separação dos melhores alunos. É indecente, uma imoralidade", afirma Mauro de Salles Aguiar, diretor da escola.

    Questionado, ele disse já ter se queixado ao Ministério da Educação a respeito. Ouviu que o órgão não faz ranking de escolas –e que quem faz isso é a imprensa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024