• Educação

    Saturday, 05-Oct-2024 07:53:34 -03

    Fuvest aplica prova abrangente e trabalhosa, avaliam professores

    DE SÃO PAULO

    06/01/2015 19h01

    A Fuvest aplicou na tarde desta terça-feira (5) a terceira e última prova da segunda fase do vestibular 2015. Na avaliação dos professores de alguns dos principais cursinho, a prova foi bem feita, abrangente e trabalhosa. Ela, porém, não assustou os alunos bem preparados.

    Veja correção da Oficina do Estudante
    Veja a correção do cursinho Etapa
    Veja a correção do cursinho Objetivo

    "Foi uma prova clássica, preocupada em cobrar os principais temas, mas sem assustar os candidatos bem preparados. A prova de hoje foi abrangente, de complexidade média, o tipo de prova com efeito mais decisivo na classificação. A novidade é que, desde a mudança da Fuvest e com o impacto do Enem, as questões passaram a ter muito gráfico, tabela e mapas", afirmou o Edmilson Mota, coordenador geral do cursinho Etapa.

    O coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, também destacou o grande uso de mapas e figuras, e classificou a prova como "muito exigente, trabalhosa". "Não bastava saber, tinha que ter capacidade de exposição. Tinha que mostrar as passagens que levavam à reposta, usar desenhos do quadro de respostas. Seguiu o padrão Fuvest mesmo".

    A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do cursinho Objetivo, destacou a matemática como a disciplina mais complexa para os alunos que escolheram as carreitas de exatas, assim como química para que presta medicina e história para os alunos de humanas. "Mesmo o que não era tão difícil era trabalhoso. Mas dentro do esperado para a Fuvest", afirmou.

    A professora também destacou que algumas questões de matemática tinham espaço limitado e não compatível como o necessário para as respostas. "Havia questões enormes e não havia espaço para fazer. Isso pode ter sido um problema para os alunos nas questões de matemática", avaliou ela.

    O editor especialista do COC, Luiz Fernando Duarte, também elegeu as questões de matemáticas como as mais difíceis. "Exatas foi a que mais exigiu do aluno. Mas no que diz respeito a uma segunda fase era o que se esperava mesmo, bastante exigente", afirmou.

    Veja questões desse último dia de prova
    Veja questões do segundo dia de prova
    Veja questões do primeiro dia de prova

    Nesta terça-feira (6), todos os candidatos tiveram que resolver 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida.

    No domingo, tinha sido dez questões de português e a redação, e na segunda-feira, os estudantes resolveram 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares.

    Ao todo, 29.698 pessoas foram selecionadas para a segunda etapa do vestibular, mas 8,8% não compareceram nesse terceiro dia de prova. O maior índice de abstenção desta terça-feira foi registrado na cidade de Fernandópolis, no interior de SP, onde ele chegou a 23%. Na capital paulista a ausência foi de 8,4%.

    A USP oferece nesta edição do vestibular 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

    A nota de corte mais alta do vestibular deste ano foi para o curso de medicina com 72 pontos, seguido pelo curso de medicina em Ribeirão Preto (70), engenharia aeronáutica em São Carlos (68), engenharia civil em São Carlos (62) e engenharia na Escola Politécnica (61). Confira aqui a relação completa das notas de corte.

    Os candidatos aos cursos de artes cênicas, música (Ribeirão Preto), audiovisual, design e arquitetura ainda farão provas de habilidades específicas preparadas pelas respectivas instituições. As provas acontecem entre quarta (7) e sábado (10), dependendo da carreira escolhida.

    A primeira chamada dos aprovados será feita no dia 31 de janeiro de 2015. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no vestibular no site da Fuvest.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024