• Educação

    Friday, 03-May-2024 12:33:29 -03

    Estudantes entram no segundo dia de prova da 2ª fase da Unicamp

    DE SÃO PAULO

    12/01/2015 08h47

    Os estudantes realizam nesta segunda-feira (12) o segundo dia de prova da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

    Ao todo, 15.444 candidatos participam da segunda etapa. Eles concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da instituição. Nesta segunda, os estudantes farão as provas de matemática, história e geografia.

    Os portões serão abertos às 12h30 e fecham às 13h. As provas têm quatro horas de duração e o estudante poderá sair do local apenas 2h30 após o início.

    A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) recomenda que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. As provas são aplicadas em Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

    A Comvest ressalta ainda que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Confira aqui os locais de prova. Nesta terça-feira (13), os estudantes vão realizar as provas de física, química e biologia

    As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas entre 19 e 22 de janeiro, em Campinas (a 93 km de São Paulo).

    A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro. Os convocados deverão fazer a matrícula não presencial nos dias 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente no site da Comvest, em formulário específico.

    SEGUNDA FASE

    No domingo (11), os estudantes realizaram a prova de língua portuguesa, literatura e redação. O índice de abstenção foi de 11% ( 1.699 ausentes).

    Segundo professores ouvidos pela Folha, a prova deste ano manteve o perfil dos outros anos, apesar da mudança de formato. Este ano, a prova teve seis questões dissertativas de língua portuguesa e literatura e a redação, enquanto antes era composta por 24 perguntas, incluindo questões de matemática.

    Apesar do tamanho menor, o vestibular ainda cobra do concorrente uma leitura mais atenta e uma maior interpretação dos textos, afirmam os docentes ouvidos pela reportagem. O professor Heric José Palos, do Etapa, aponta que, com a maior cobrança da leitura cuidadosa, a duração da prova pode ter atrapalhado. "Apesar de os textos não estarem muito longos, ter quatro horas para fazer uma leitura crítica e responder seis questões, com duas alternativas cada, talvez tenha sido uma complicação", disse.

    1ª prova da 2ª fase da Unicamp

    Sobre a redação, que, agora, é exclusiva para a segunda fase do vestibular, o professor do Etapa, Vítor França, disse que os temas exigiam bons argumentos e texto sólido.

    "As propostas de redação estavam atuais e os formatos interessantes. O primeiro texto deveria ser uma espécie de síntese de dois excertos sobre o excesso da tecnologia e a importância do fator humano no atendimento médico. O outro texto deveria ser redigido como uma carta-convite que convencesse a comunidade escolar (professores, alunos e outros funcionários de uma escola) a participar de uma reunião para debater a violência".

    Já o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, alerta que, na redação da carta-convite, o aluno pode incorrer em erro, pois há a indicação de que era necessário especificar o dia e o horário local. "O estudante pode ter feito uma prova fantástica mas ter caído em uma 'pegadinha'".

    DESEMPENHO

    No dia 6 de janeiro, a Unicamp, divulgou as notas da primeira fase do vestibular. Para saber o desempenho, os candidatos precisam acessar o site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e digitar seu número de inscrição e senha. Ao todo, 70.947 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada no dia 23 de novembro do ano passado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024