• Educação

    Saturday, 04-May-2024 01:09:02 -03

    Professores da rede estadual de SP decidem entrar em greve na segunda

    DE SÃO PAULO

    13/03/2015 18h40

    Professores da rede estadual de São Paulo decidiram, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (13), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda (16).

    O grupo se reuniu no vão livre do Masp, na avenida Paulista, região central da capital paulista, antes de se unir a outros movimento que também protestavam no local. Segundo a Apeoesp (sindicato dos professores estaduais), cerca de 10 mil professores compareceram ao ato.

    De acordo com o sindicato, a adesão dos professores à paralisação não deve ser grande num primeiro momento, mas escolas serão visitadas e os professores serão informados sobre as reivindicações e negociações.

    Uma nova assembleia da categoria já foi marcada para a próxima sexta (20), também no vão do Masp, às 14h.

    A assessoria do sindicato afirmou que tem conversado com o governo estadual, mas que este não tem dado nenhum aceno na direção do reajuste salarial.

    Procurada, a Secretaria da Educação do Estado afirmou que considera legítimo o direito à manifestação, mas orienta que os estudantes compareçam normalmente às escolas na segunda-feira.

    "A pasta acredita que a decisão de um dos sindicatos de professores, a Apeoesp, não representa os mais de 230 mil professores da rede", disse a secretaria. Segundo o sindicato, 175 mil professores são associados à Apeoesp.

    A categoria, que tem a data-base em março, reivindica reajuste salarial de 75,33%, o que, segundo o sindicato, visa a equiparação salarial com as demais categorias com formação de nível superior –o piso dos professores estaduais é de R$ 2.415,89.

    Segundo a secretaria, a categoria teve, em quatro anos, um aumento acumulativo de 45% e alcançou o piso 26% maior do que o nacional. "Os profissionais da Educação ainda podem conquistar o reajuste salarial anual de 10,5% por meio da valorização pelo mérito. E recebem bônus por resultados obtidos por seus alunos", destacou a pasta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024