• Educação

    Sunday, 28-Apr-2024 18:24:24 -03

    Professores em greve fazem novo protesto na região do Morumbi, em SP

    DE SÃO PAULO

    10/04/2015 15h20

    Professores da rede estadual de São Paulo fazem um novo protesto na tarde desta sexta-feira (10) na região do Morumbi, na zona oeste da capital paulista. Por volta das 16h20, o grupo fechava totalmente a avenida Jorge João Saad.

    Segundo a PM, havia em torno de 5.000 manifestantes no local, na altura da praça Roberto Gomes Pedrosa. A expectativa é que eles sigam depois para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

    A categoria está parada desde o último dia 16 e reivindica reajuste salarial de 75,33%. Segundo o sindicato, o percentual pedido visa a equiparação salarial com as demais categorias com formação de nível superior –o piso dos professores estaduais é de R$ 2.415,89.

    A data-base dos professores é em março, mas, segundo o sindicato as negociações estão paradas. A categoria diz que a paralisação tem a adesão de 75% dos professores, enquanto a Secretaria de Educação afirma que 92% dos profissionais continuam comparecendo normalmente às aulas.

    A secretaria afirmou em nota que "não pode pactuar com o movimento que tem incitado os pais a não levarem seus filhos às unidades escolares para inflar a paralisação". A pasta disse ainda que, ao longo de quatro anos, a categoria teve aumento de 45% em seus salários.

    O Estado possui cerca de 5.300 colégios, 230 mil professores e 4 milhões de alunos.

    Na quinta (9), professores realizaram manifestações em ao menos cinco rodovias paulistas, o que provocou diversos pontos de congestionamento. Houve bloqueio Anchieta, na Régis Bittencpirt, Ayrton Senna, na Raposo Tavares e no Rodoanel. Também houve protesto em algumas vias da zona sul da capital paulista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024