• Educação

    Sunday, 05-May-2024 11:54:36 -03

    MEC prorroga para 29 de maio prazo para renovação de contratos do Fies

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    23/04/2015 15h50

    Os estudantes que possuem contratos ativos do Fies terão um prazo adicional para solicitar a renovação do financiamento estudantil.

    O prazo inicial para os pedidos se encerraria em 30 de abril, mas o Ministério da Educação decidiu prorrogar a data, em portaria a ser publicada nesta sexta-feira (24) no "Diário Oficial" da União. Agora, a data final será 29 de maio.

    Balanço mais recente da pasta indica que do total de 1,9 milhão de contratos do Fies em vigor, 296 mil ainda não foram renovados. A extensão vale apenas para estudantes que já estão no programa –a data limite para novos contratos continua sendo o fim deste mês. Até o momento, foram firmados 242 mil financiamentos em 2015.

    Em entrevista na manhã desta quinta (23) ao programa "Bom dia Ministro", da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o ministro Renato Janine (Educação) mostrou otimismo diante da evolução do número de contratos renovados. "Acreditamos que até o dia 30 seja possível completar esse processo do Fies", disse.

    Mas, ponderou que "se houver algum problema que impeça a conclusão desse processo até o dia 30 de abril, vamos evidentemente prorrogar o prazo". Ao alongar o prazo, a intenção é dar maior tranquilidade aos estudantes que ainda precisam pedir a renovação –a data de 29 de maio também é válida para aqueles que já possuem o Fies e querem trocar de curso ou instituição ou ainda obter um prazo maior de financiamento.

    Editoria de arte/Folhapress

    PLATAFORMA ÚNICA

    Ao responder perguntas no programa, Janine afirmou que a intenção agora é simplificar o acesso do aluno às diferentes formas de entrada no ensino superior: Sisu (sistema em que são ofertadas vagas em instituições públicas), Prouni (bolsas para alunos de baixa renda) e Fies (financiamento para graduações privadas).

    "A ideia é a seguinte: você não tem que entrar três vezes em plataformas diferentes ou entrar três vezes na mesma plataforma e preencher tudo. Uma vez feita a primeira inscrição [e sem obter sucesso], é só afirmar [interesse no programa seguinte]".

    Até então, os pedidos de contratos do Fies poderiam ser feitos ao longo de todo o ano. Agora, a exemplo dos demais sistemas, o MEC definirá previamente o número de financiamentos disponíveis, com definição de um calendário próprio.

    No final do ano passado, o MEC adotou mudanças no programa federal, como exigência de desempenho mínimo no Enem para acesso ao Fies e maior rigor sobre a qualidade dos cursos financiados. A partir disso, estudantes passaram a relatar dificuldade em acessar o sistema do financiamento e em renovar os contratos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024