• Educação

    Saturday, 27-Apr-2024 11:51:46 -03

    Currículo engessado tira autonomia das escolas, diz professora da Unicamp

    ADRIANO QUEIROZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/09/2015 02h00

    Doutora em educação e professora titular da Unicamp, Maria Marcia Sigrist Malavasi considera que a proposta de currículo feita pelo governo federal é prejudicial por engessar um percentual muito grande do conteúdo.

    O Ministério da Educação apresentou uma primeira proposta para o conteúdo que deve ser ensinado em salas de aula de todo o país, desde a educação infantil até o ensino médio. É uma espécie de currículo nacional.

    Etapa escolar que amarga baixos indicadores de qualidade em sucessivas avaliações do governo federal, o ensino médio poderá ganhar um currículo flexível.

    Ainda segundo a professora, a proposta é negativa porque retira a autonomia de escolas num país grande e com muitas diferenças.

    *

    Folha - A sra. é a favor de um currículo nacional com base comum? Ele deve ser mais aberto ou mais fechado?
    Maria Marcia Sigrist Malavasi - Temos um país tão grande, com tantas diferenças, tanta diversidade cultural. Quando colocamos 60% [de conteúdo fixo do currículo], estamos tirando grande parte da autonomia. Vivemos um caos educacional e ele tem como um dos grande equívocos a retirada da autonomia das instituições.
    Há países europeus com base curricular nacional. Mas [eles têm] território muito menor, com princípios de nações mais uníssonos porque são menores.
    Essa autonomia para municípios e Estados por volta dos 40% me parece muito pequena. Se tivéssemos mais não deixaríamos de ser uma nação. Os Estados processariam seu projeto pedagógico e político de forma mais adequada.

    As discussões foram em um ritmo adequado?
    Não. E há outro problema: nossos governos têm distribuído grande parte do poder de decisão a setores privados.
    Temos visto lamentavelmente discursos que desprezam o nosso professor, sem dizer por que o nosso professor está mal formado, quando na verdade isso acontece porque os nossos governantes permitem cursos privados de qualidade muito duvidosa.
    Essa culpa deliberada vem na contramão dos países mais desenvolvidos no mundo. Temos ido por um caminho equivocado, copiado o modelo dos Estados Unidos. Por outro lado, em países que têm uma educação maravilhosa, como a Finlândia, a base da boa educação é a autonomia da escola.

    Infográfico: Currículo Nacional da Educação Básica

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024