• Educação

    Thursday, 02-May-2024 12:35:30 -03

    Segundo dia de Enem terá redação e provas de linguagem e matemática

    DE SÃO PAULO

    25/10/2015 02h00

    Superados os desafios do primeiro dia de prova, realizada no sábado (24), os milhões de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 encaram neste domingo (25) a segunda –e mais longa– parte da tarefa.

    Além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha cada, os vestibulandos deverão também fazer a redação.

    Para isso, terão uma hora a mais que no sábado –são 5 horas e 30 minutos de prova, começando às 13h30, no horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

    Na redação, o candidato deverá, em até 30 linhas, discorrer sobre um assunto e argumentar sobre ele, a partir de uma situação-problema e dos textos motivadores.

    Raio-X do Enem

    Os vestibulandos deverão ainda ficar atentos aos critérios que podem lhes render um zero na nota da redação.

    Fugir do tema ou da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, escrever sete linhas ou menos, ou defender ideias que desrespeitem os direitos humanos anulam a questão dissertativa.

    Além disso, desenhar, usar palavrões e, é claro, entregar a prova em branco também fazem o candidato zerar.

    Por fim, também é eliminado da redação quem propositadamente incluir no texto trechos desconectados do assunto da questão –em 2012, cerca de 300 provas foram desclassificadas por isso. Uma delas trazia uma receita de miojo, outra, o hino de um time de futebol.

    Neste domingo, os candidatos também farão a prova de língua estrangeira. São cinco perguntas em inglês ou espanhol –o idioma é escolhido na hora da inscrição.

    No sábado, mais de 25% dos inscritos não compareceram para as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Na opinião dos professores, a prova foi bem elaborada e mais difícil que as de edições anteriores.

    A nota da avaliação é usada total ou parcialmente por 128 instituições públicas nos seus processos de seleção e é um dos critérios para a obtenção de financiamento em faculdades privadas pelo Fies (programa federal).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024