• Educação

    Friday, 03-May-2024 16:55:59 -03

    Unesp muda gabarito e aceita duas respostas em questão de biologia; veja

    DE SÃO PAULO

    16/11/2015 18h40

    A Vunesp, fundação responsável pelo vestibular da Unesp, alterou nesta segunda-feira (16) o gabarito oficial da primeira fase da prova. Agora, a questão 61, de biologia, passa a ter como respostas corretas as alternativas "A" e "D" –versão 1 do exame.

    A mudança foi solicitada após cursinhos apontarem que ambas as respostas poderiam ser corretas. No domingo (15), a resposta apontava apenas a alternativa "D" como certa. Veja o gabarito atualizado da Unesp 2015

    Os candidatos que marcaram as outras opções –"B", "C" e "E"– não pontuaram nessa pergunta. Na versão 2, as alternativas corretas são "C" e "B", na versão 3 ("C" e "E") e na versão 4 ("A" e "E").

    Os estudantes tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões de múltipla escolha. A lista de convocados para a segunda fase do vestibular será divulgada no dia 2 de dezembro.

    Reprodução
    Pergunta de biologia da prova da Unesp; alternativas "A" e "D" estão corretas
    Questão de biologia da prova da Unesp aplicada neste domingo (15); alternativas "A" e "D" estão corretas

    PROVA TRABALHOSA

    A prova de primeira fase do vestibular para Unesp, realizada neste domingo (15), foi trabalhosa e exigiu conhecimentos atuais, segundo professores. Questões com textos longos também ajudaram a elevar o nível do exame.

    Segundo Célio Tasinafo, professor de história e diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante, a prova foi similar às edições anteriores do exame. "A maior diferença foram nas provas de português, com questões mais tradicionais em literatura, cobrando conhecimento específico de obras e autores, e mais perguntas de gramática", opina.

    "A parte de literatura exigia muita memorização, tinha que ter decorado o conteúdo", critica Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares.

    Os enunciados de física também foram de nível mais elevado do que em edições anteriores, exigindo o domínio de conceitos, segundo os professores.

    As provas de inglês e química foram inteiras temáticas, sobre alimentos transgênicos e o Ano Internacional da Luz, respectivamente. As perguntas sobre a língua estrangeira porém, destacaram-se por trazer um vocabulário difícil para a maioria dos estudantes.

    Textos longos e densos também dificultaram a vida dos candidatos, que têm em média 3 minutos para responder a cada pergunta. Esse foi o caso nas provas de filosofia, português –que exigiu bastante interpretação de texto– e geografia –também criticada por pedir a leitura de apenas um mapa.

    "Isoladamente as questões não são difíceis, mas a prova é extensa, e para os candidatos isso não é fácil", comenta Tasinafo, que considerou o vestibular com nível mediano de dificuldade.

    Em geral, as provas de história e matemática foram bem estruturadas, com questões simples que abordaram todo o conteúdo cobrado dos vestibulandos.

    Entretanto, as provas de biologia, geografia e filosofia se destacaram por relacionar conteúdos do ensino médio com temas atuais, como comportamento do jovem, a essência de Deus, corrupção política e até mesmo divergências da sociedade islâmica. O ataque ao jornal satírico francês "Charlie Hebdo", em janeiro deste ano, foi citado em duas perguntas diferentes.

    Para Moraes, "o cara que não estiver antenado, que não lê jornal, que está por fora das notícias, fica atrás dos outros candidatos". "Não basta saber o conteúdo, tem que saber aplicar ele no dia a dia."

    "A prova de biologia foi bem criativa e com enfoque atual, relacionada a doenças do dia a dia, como dengue e chikungunya. As questões foram bem boladas e mais interessantes para os alunos", comenta Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

    "O aluno que fez um ensino médio bom passou, com certeza, por todos os assuntos que foram cobrados na prova durante as aulas na escola", comenta Tasinafo.

    "Antigamente a Unesp tinha questões mais simples, mas isso mudou. Hoje em dia as perguntas exigem um conhecimento maior, para selecionar o estudante que está bem preparado", afirma Vera Lúcia.

    Confira as questões que caíram na prova da Unesp 2015

    SEGUNDA FASE

    A segunda fase acontece nos dias 13 e 14 de dezembro. No primeiro dia, os estudantes responderão a 24 questões, sendo 12 de ciências humanas (história, geografia e filosofia) e 12 de ciências da natureza e matemática (biologia, química, física e matemática). No segundo dia, os vestibulandos farão uma redação e responderão a 12 questões de linguagens e códigos (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e Redação. Ambas as provas têm quatro horas e meia de duração.

    A lista de classificação geral será divulgada em 5 de fevereiro de 2016. Os estudantes deverão confirmar o interesse pela vaga nos dias 13 e 14 de fevereiro, apenas pelo site da Vunesp. A primeira lista de convocados será divulgada no dia 16 de fevereiro.

    A Unesp oferece vagas em Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

    No vestibular 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, proporção essa que deve chegar a 50% até o Vestibular 2018. Segundo a Unesp, vários cursos da Unesp já tem 50% ou mais de seus alunos vindos da escola pública.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024