• Educação

    Friday, 03-May-2024 20:19:36 -03

    Unicamp aplica 1ª fase do vestibular neste domingo; portão fecha às 13h

    DE SÃO PAULO

    22/11/2015 09h50

    A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza neste domingo (22) o exame da primeira fase de seu vestibular. Cerca de 77.760 candidatos, segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pelo vestibular, devem participar dessa primeira etapa.

    Esse é o sétimo ano consecutivo em que a universidade registra recorde no número de inscrições. Nos dois últimos exames, a Unicamp recebeu cerca de 73.818 e 77.146 inscritos, respectivamente. Apesar disso, a relação de candidatos por vaga praticamente se manteve: 23,4 nesta edição ante 23,2 em 2015.

    A prova da primeira fase é composta de 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 14 questões de língua portuguesa e literaturas, 14 de matemática, 9 de história, 9 de geografia, 1 de filosofia, 1 de sociologia, 10 de física, 10 de química, 10 de biologia, 8 de inglês, além de 4 questões interdisciplinares. Cada questão terá quatro alternativas e o tempo máximo de prova é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.

    Os candidatos disputarão 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da Unicamp. O exame começa às 13h, mas a recomendação da Comvest é que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência ao local do exame –para a consulta é necessário apenas digitar o nome ou o número de inscrição. Quem chegar depois desse horário não poderá participar do exame.

    Os candidatos, segundo a Comvest, deverão levar RG indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. O vestibulando também pode usar régua transparente e compasso.

    O certame será aplicado em 25 cidades do Estado de São Paulo e no Distrito Federal. Os municípios com exames são: Araçatuba, Avaré, Bauru, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

    CONCORRÊNCIA

    O curso de medicina continua liderando a lista das carreiras mais concorridas, com 220 c/v (candidatos por vaga). Em seguida vem arquitetura e urbanismo (111 c/v), comunicação social-midialogia (50 c/v), ciências biológicas - integral (45,4 c/v), engenharia civil (45 c/v ), engenharia química - integral (37 c/v), engenharia de produção (34 c/v), artes cênicas (28 c/v), ciência da computação - noturno (26,3 c/v), história (26,2 c/v) e engenharia mecânica - integral (26,2 c/v).

    A Comvest também registrou aumento do número de candidatos de escolas da rede pública –índice subiu de 26,6% para 28,1% este ano. Já entre os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (de acordo com a nomenclatura utilizada pelo IBGE), o aumento foi de 12,3% para 19,4% do total de inscritos este ano.

    HABILIDADES ESPECÍFICAS

    As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança ocorrerão no período de 25 a 28 de janeiro de 2016. Os candidatos ao curso de música realizaram o exame específico entre os dias 24 e 28 de setembro.

    PONTOS EXTRAS

    Após dois anos de discussões, a Unicamp aprovou novas regras para facilitar a entrada nos cursos da instituição dos alunos provenientes de escolas públicas e dos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas –de acordo com a nomenclatura empregada pela instituição.

    Segundo as novas regras, os alunos dessas categorias recebem pontos de bonificação já na primeira fase do vestibular. Antes, os bônus só eram concedidos na segunda fase, após ele ser aprovado na primeira, de múltipla escolha.

    De acordo com as novas regras, serão 60 pontos para o estudante de escola pública e mais 20 para o que declarar à Unicamp ser preto, pardo ou indígena. Na segunda fase, as categorias ganham 90 pontos na redação e 90 nas provas dissertativas –mais 30, nos casos de negros, mulatos e indígenas.

    As novas medidas foram aprovadas nesta semana pelo Consu (Conselho Universitário), órgão máximo de deliberação da Unicamp, dentro do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social).

    SEGUNDA FASE

    No dia 14 de dezembro, a instituição divulgará a lista de aprovados na primeira fase, com os locais de provas da segunda e as notas de corte. A segunda etapa do vestibular acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016. Este ano, a Unicamp ampliou o limite máximo de candidatos convocados para a segunda etapa em cursos de alta demanda, com 200 ou mais candidatos por vaga. Nesses cursos, o limite será de dez vezes o número de vagas do curso –antes esse índice era de oito vezes o número de vagas.

    Os limites para os demais cursos permanecem os mesmos: nos cursos com até 100 candidatos por vaga, o limite de convocação para a próxima etapa será de no máximo seis vezes o número de vagas e nos cursos com concorrência entre 100 e 199, será de no máximo oito vezes o número de vagas.

    APROVADOS

    A Unicamp divulgará no dia 12 de fevereiro de 2015 a primeira chamada para matrícula não presencial. Os convocados deverão fazer a matrícula a partir das 8h do dia 13 até as 18h do dia 14 de fevereiro pela internet, na página da Comvest, usando o número de inscrição e senha. O candidato convocado que não fizer a matrícula, perde o direito à vaga e não poderá ser chamado nas próximas listas.

    No dia 15 de fevereiro, a comissão divulgará as notas da segunda fase e a classificação. Os aprovados na segunda chamada serão anunciados no dia 16 de fevereiro às 12h, mesma data em que os aprovados na primeira chamada terão de ir à universidade para fazer a matrícula presencial. Para mais informações, leia o manual do candidato

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024