• Educação

    Sunday, 05-May-2024 09:40:41 -03

    Presença húngara no Brasil é tema de palestra na USP neste sábado

    DE SÃO PAULO

    27/11/2015 11h00

    Com colônias na região Sul e uma comunidade expressiva em São Paulo, a cultura húngara ainda é pouco difundida no Brasil. Essa é a visão da embaixada da Hungria que, para reverter essa imagem, realiza neste sábado (28) um ciclo de palestras para destacar a forte presença do país nas áreas cultural e educacional no Brasil.

    Em parceria com a Fundação Pallas Athéné Domus Animae e a Fundação da Universidade de Pécs, ambas da Hungria, a 1ª Conferência sobre a Presença Húngara no Brasil - Imigração e Literatura ocorrerá das 9h às 12h na USP (Universidade de São Paulo).

    Norbert Konkoly, embaixador da Hungria no Brasil, afirma que essa é uma grande oportunidade para que os brasileiros possam conhecer mais sobre a história, a literatura e a cultura do país.

    "O Brasil é muito popular entre os húngaro, que visitam o país, principalmente nos grandes eventos, como o Carnaval. Nosso objetivo é chamar mais atenção para Hungria tanto para os estudantes quanto para quem quer conhecer a vida cultural fervente de Budapeste", disse Konkoly.

    Divulgação
    Norbert Konkoly, embaixador da Hungria no Brasil
    Fluente em português, Norbert Konkoly em sua sala na embaixada da Hungria

    Cerca de 2.300 estudantes brasileiros já foram estudar na Hungria beneficiados pelo programa Ciência Sem Fronteiras. "Isso deu um ímpeto enorme ao desenvolvimento das relações culturais entre os dois países e um dos frutos dessa cooperação foi a criação de um curso de língua e cultura húngara na USP, um grande sucesso", disse o embaixador.

    O curso de extensão da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) foi criado no primeiro semestre deste ano e, além de ensinar o idioma húngaro, oferece palestras sobre a história e a cultura húngaras. "O curso tem a participação de convidados ilustres da Hungria e da própria comunidade húngara do Brasil, de forma que os alunos possam adquirir experiências relevantes acerca do povo 'magyar'", disse a embaixada.

    A conferência contará com palestras do poeta Nelson Ascher, do chefe do Departamento de Português da Universidade Eötvös Lóránd, da Hungria, István Rákóczi, do diretor do Associação Húngara de São Paulo, Tibor Dénes, e de outros integrantes da comunidade húngara no país. Haverá também exposições de pinturas do artista plástico Albert Kiss, e de fotografias de Felipe Gombossy, além da apresentação de danças típicas húngaras.

    "O foco das palestras é a imigração, a forte presença húngara no Brasil, explorando especialmente as relações nas áreas de cultura e educação entre os países e a vida e obra de grandes escritores húngaros", explica Sarolta Kóbori, uma das professoras do curso de língua e cultura húngara da USP.

    A embaixada estima que o evento deve reunir boa parte da comunidade, atualmente estimada entre 80 mil e 100 mil pessoas –80% delas vivem em São Paulo–, uma das maiores da América Latina.

    Para participar do ciclo, que é gratuito, os interessados devem enviar um e-mail para magyar@usp.br, com nome completo e telefone."Esperamos atrair para o evento, além dos descendentes húngaros, todas as pessoas que têm curiosidade sobre a Hungria", conclui Kóbori.

    1ª Conferência sobre a presença Húngara no Brasil - Imigração e Literatura
    QUANDO 28 de novembro de 2015
    Horário Das 8h30 às 14h.
    ONDE Anfiteatro da Engenharia Elétrica - Escola Politécnica da USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158 - Cidade Universitária

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024