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    Pós-graduação

    Para manter qualidade, marcas criam MBAs para capacitar seus franqueados

    DHIEGO MAIA
    DE SÃO PAULO

    31/01/2016 02h00

    A administradora Fabiana Fernandes, 34, penou para colocar nos trilhos a gestão de sua franquia da rede de idiomas Yes! quando o negócio se expandiu de um para três pontos–todos no Rio.

    "Eu sofri porque não sabia fazer gestão de pessoas. Havia uma rotatividade grande de funcionários porque eles não percebiam nenhuma perspectiva de crescimento."

    O problema de Fernandes virou aula no MBA de franquias, criado em 2015, pela Yes! e restrito a franqueados.

    "Troquei ideias com outros colegas no curso e reestruturei os setores da empresa. Hoje, um instrutor de línguas sabe que pode crescer e virar um coordenador", afirma.

    No área de franquias, esse tipo de formação no qual a marca capacita o franqueado é tendência, segundo a ABF (associação do setor). "Esse aprendizado é um salto para melhorar a performance e crescer", diz Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.

    "O propósito da formação é padronizar o mesmo serviço que é feito em qualquer parte do país e garantir eficiência", diz Maurício Mendes, que leciona na Yes!.

    O grupo Boticário é outro que implantou um curso para seus franqueados. O foco é treinar os filhos dos donos das lojas para que eles assumam no lugar dos pais, prestes a se aposentar.

    "Todas as nossas 3.570 franquias têm gestão familiar, e boa parte dos empresários está conosco há cerca de 30 anos. Muitos deles estão perto de passar o bastão para seus herdeiros", diz o diretor Ivan Murias.

    Cláudia Carbonell, 28, seguiu à frente das 13 franquias do Boticário abertas na zona leste de São Paulo pelo pai nos anos 2000. Ela aproveitou as aulas da rede para se capacitar na área financeira.

    "A gente sai com um planejamento estratégico em todas as áreas da franquia", conta. Criado em 2010, o curso dura dois anos e já atingiu 35% da rede.

    Modalidade dos curso de pós-graduação

    PERSONALIZADO

    Quem quer se capacitar no setor, que emprega 1,3 milhão de pessoas e responde por 2,4% do Produto Interno Bruto, segundo a ABF, tem várias opções de pós no mercado.

    A unidade carioca da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), por exemplo, mantém um MBA em gestão de franquias. "Personalizamos o conteúdo para atender a demanda das empresas", diz o coordenador Romualdo Ayres.

    Cerca de 20 dos 63 franqueados da Astral, que faz dedetização de pragas para indústrias, já se formaram na escola. "Estão na mão dos franqueados 10 mil contratos. O curso ajudou a unificar processos", diz o presidente da empresa, Beto Filho.

    A FIA (Fundação Instituto de Administração) tem um MBA semelhante em São Paulo. "As turmas não passam de 40 alunos para garantir a interação aluno-professor", diz a gestora Dayse Maciel.

    Para Beto Filho, que também é presidente da ABF no Rio, o segmento seguirá apostando na pós, mas também deve investir com mais força na primeira formação. "Vamos colocar no mercado, ainda neste ano, a primeira graduação em franchising do país", afirma.

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