• Educação

    Sunday, 28-Apr-2024 02:18:48 -03

    Pós-graduação

    Pós é caminho para mudar de carreira; biólogo se tornou diretor de marketing

    BARBARA LIBÓRIO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/02/2016 17h33

    Para alguns, a pós-graduação é uma maneira de aprofundar escolhas da faculdade. Para outros, pode ser o caminho para alterar por completo os rumos da carreira.

    Segundo Sérgio Lex, pró-reitor de extensão e educação continuada da Universidade Mackenzie, a especialização lato sensu é a melhor escolha para quem quer mudar de profissão. "O curso otimiza o tempo do aluno e ainda capitaliza a sua experiência profissional no mercado".

    Para Cristiane Alpersted, diretora de qualidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi, a proposta de aprofundamento de conteúdo da pós-graduação ajuda na colocação profissional em alguns segmentos.

    Alpersted lembra que é preciso checar as exigências do curso antes de se aventurar em uma área completamente nova.

    Modalidade dos curso de pós-graduação

    Estevão Rizzo, 35, se formou em 2003 no curso de ciências biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mas não trabalha na área. Mais de dez anos depois da graduação, hoje ele é empresário, sócio e diretor de marketing e expansão do Grupo WTW, e professor de pós-graduação e mentor na Você Aprende Agora e UnCollege Brasil.

    "Assim como a maioria dos formados nas áreas de ciências, eu pretendia fazer mestrado, doutorado e, se possível, chegar até o PhD. Mas, diferentemente dos meus colegas, quis fazer uma experiência de campo e começar a lecionar e assistir algumas aulas do mestrado antes de seguir por esse caminho. Durante esse processo, descobri que não queria dar aula e que detestava o mundo acadêmico", diz.

    A constatação o fez entender que ele não conseguiria ser biólogo de profissão. Sem saber o que fazer, Rizzo vendeu tudo que tinha e foi passar um tempo fora do Brasil, na Itália e Canadá.

    "Voltei para o Brasil com a ideia de mudar de carreira. Um dia, li uma matéria que falava que a principal característica de um bom profissional de marketing era entender de comportamento humano. Cursei biologia e passei os quatro anos na universidade com a intenção de fazer carreira acadêmica em comportamento humano. Então, decidi usar o meu conhecimento de maneira prática", diz.

    Em 2008, ele optou por fazer uma pós-graduação em gestão estratégica de vendas e marketing na Universidade Anhanguera-Uniderp, em Mato Grosso do Sul.

    "Escolhi uma pós pela necessidade de mudar de carreira, mas sem ter que investir mais quatro anos da minha vida em outra graduação. Eu já tinha a percepção de que só precisava de uma porta de entrada, e que buscaria o resto do conhecimento por mim mesmo, mas que ainda precisaria de uma certificação de que eu era um profissional de marketing."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024