• Educação

    Tuesday, 07-May-2024 09:46:16 -03

    Unicamp divulga lista de aprovados; mais de 50% são de escola pública

    DE SÃO PAULO

    12/02/2016 10h29

    A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta sexta-feira (12) a lista de aprovados no vestibular 2016. Mais de 50% dos aprovados vieram da rede pública.

    A relação completa foi publicada no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pelo vestibular. A consulta pode ser feita pela inscrição, nome do candidato ou pela inicial do nome.

    Dos 3.320 aprovados na primeira chamada, 1.714 fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, o que representa 51,9% do total de aprovados no vestibular. É o primeiro ano que o número de estudantes do ensino público supera da rede particular.

    Em cursos de alta demanda, o número de aprovados também superou os 50%. Em medicina foram 88,2%, já em arquitetura e urbanismo 86,7%.

    BÔNUS

    A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases. Até o vestibular do ano passado a pontuação era aplicada somente após a segunda fase.

    Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.

    Além desse, outro índice foi ultrapassado: o de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Dos 51,9% de aprovados da rede pública, 43% (738 estudantes) são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

    MATRÍCULA

    Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula não presencial a partir das 8h deste sábado (13) até as 18h de domingo (14), exclusivamente na página da Comvest, utilizando o número de inscrição e senha. Quem não efetuar essa etapa do processo perderá a vaga e estará eliminado do vestibular.

    Os estudantes convocados na primeira chamada para o curso escolhido como sua segunda opção deverão realizar a matrícula não presencial pela internet e optar ou não por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento).

    Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula presencial após a divulgação de seus nomes na lista da segunda chamada, que será divulgada no dia 16 de fevereiro. A matrícula presencial da segunda chamada será no dia 18 de fevereiro, das 9h às 12h. A Comvest ressalta que a vaga só estará garantida após a matrícula presencial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024