• Educação

    Monday, 06-May-2024 07:57:25 -03

    Após um mês de atraso, aulas na Unifesp Guarulhos vão começar

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    20/04/2016 16h11

    Luiz Carlos Murauskas 25.ago.2015/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 25-08-2015 13h{iptcminute } Obras do novo campus da UNIFESP no bairro dos Pimentas.. ( Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress, COTIDIANO ) ***RESTRICAO***
    Obras do campus da Unifesp no bairro dos Pimentas, em Guarulhos

    Com um mês de atraso, as aulas no campus Guarulhos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vão começar na próxima quarta-feira (27).

    Os 3.200 estudantes da instituição ainda não tiveram aulas neste ano por causa do atraso em uma obra. Calouros e veteranos criticavam a universidade por "falta de transparência" e tinham receio de perder o semestre por conta da falta de aulas.

    A unidade Guarulhos da Unifesp fica no bairro dos Pimentas, na periferia da cidade. Foi inaugurada em 2007 por Fernando Haddad, então ministro da Educação e hoje prefeito de São Paulo. Nasceu sem o seu prédio principal, e a falta de espaço fez com que alunos tivessem aulas em uma escola infantil ao lado.

    Após uma série de entraves na licitação, o prédio principal só começou a ser erguido em 2013. Por causa das obras, toda a unidade precisou se mudar para um colégio de ensino médio particular no centro de Guarulhos —o aluguel custava R$ 250 mil por mês.

    A previsão da Unifesp era de que a obra fosse finalizada em julho de 2015, e que, em março deste ano, as aulas retornassem ao bairro dos Pimentas. Não deu certo: faltavam detalhes na instalação elétrica, laudo dos bombeiros e aprovação da prefeitura. O início das aulas foi então adiado.

    Nesta semana, os bombeiros fizeram uma vistoria no novo prédio e aprovaram a reabertura do campus.

    Em comunicado aos alunos divulgado na tarde desta quarta (20), a Unifesp informou que as aulas serão retomadas na próxima quarta (27). Nos dias 25 e 26, haverá um programa de recepção aos calouros.

    "O novo prédio conta com uma infraestrutura de altíssimo nível, compatível com a excelência acadêmica da Unifesp, sustentada pelo notável trabalho de seus alunos, técnicos-administrativos em educação, docentes e gestão", diz o comunicado da universidade.

    FOCO EM HUMANAS

    A Universidade Federal de São Paulo, nascida da tradicional Escola Paulista de Medicina, foi expandida para outras cinco cidades de São Paulo, como Diadema e Osasco.

    O campus Guarulhos é focado em cursos de graduação e pós na área de humanas, como letras, ciências sociais e história.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024