• Educação

    Saturday, 23-Nov-2024 21:26:49 -03

    Deputado do PT agride PM durante invasão na Assembleia; veja vídeo

    PAULO GOMES
    RODRIGO RUSSO
    DE SÃO PAULO

    03/05/2016 21h16

    Durante a invasão dos estudantes na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta terça-feira (3), o deputado João Paulo Rillo (PT) agrediu um policial militar no plenário.

    As imagens mostram o deputado em meio à confusão, numa espécie de um cordão de isolamento entre a PM e os secundaristas. Irritado, o petista empurra com violência um dos policiais. É possível ouvir pessoas gritando "calma, Rillo". Uma delas diz: "Aí fez cagada".

    Procurado, Rillo disse ter "reagido a uma truculência da polícia, que insistia em retirar os estudantes à força do plenário". "A ocupação é legítima, é uma manifestação democrática. Infelizmente, a PM começou a agir sem a autorização do presidente da Casa (Fernando Capez)", diz o deputado.

    "Eles (os estudantes) fecharam as entradas (do plenário, com cadeiras), estava tudo acertado. Aí veio do nada a polícia e começaram a retirar as cadeiras e arrastar os estudantes. Não vou permitir violência policial com os estudantes dentro da Assembleia", afirma o petista.

    Ele admite, no entanto, que se excedeu. "Infelizmente foi uma atitude desnecessária, mas sofri chutes embaixo e os policiais desrespeitaram acordo prévio. Vi os policiais esmagando a mão de uma jovem", afirma. "Vergonha é roubar merenda", completa, em referência à máfia da merenda –os estudantes que invadiram a Alesp pedem a instalação de uma CPI para investigar propinas obtidas a partir do superfaturamento da merenda nas escolas estaduais.

    Segundo o deputado, em "vários outros vídeos" é possível ver que ele estava "pedindo calma". Rillo cumpre o segundo mandato como deputado estadual, cargo que ocupa desde 2010.

    O deputado Delegado Olim (PP) disse que Rillo humilhou e agrediu o policial, e que precisará responder no Conselho de Ética da Casa.

    João Paulo Rillo é um dos fundadores da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) em São José do Rio Preto, SP. Ele presidiu a instituição em 1994 e foi presidente do PT na cidade, com 18 anos. Em 2004, foi eleito vereador.

    PROTESTOS - Estudantes ocupam o Centro Paula Souza, autarquia que administra as Etecs de SP, e quatro escolas técnicas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024