• Educação

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:15:17 -03

    vestibular no meio do ano

    Prova da Unesp é concisa e bem contextualizada, dizem professores

    PAULO GOMES
    DE SÃO PAULO

    15/05/2016 22h36

    A prova da 1ª fase do vestibular de meio de ano da Unesp, realizada neste domingo (15) teve como marca questões com contexto e "enxutas", segundo professores especialistas em cursos pré-vestibular.

    Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, em Campinas, foi uma prova no "padrão da Unesp", bem estruturada e com boa contextualização na maior parte das questões.

    ACI/Unesp
    Estudantes realizam prova do vestibular do meio do ano da Unesp
    Estudantes realizam prova do vestibular da Unesp

    Vera Lúcia da Costa Antunes, representante do cursinho Objetivo, cita que as questões tiveram alternativas curtas, "o que não acontece na prova do fim do ano". Para a professora, a prova teve um nível de dificuldade médio. "A (matéria) mais difícil foi história e as mais fáceis, física e geografia".

    Tasinafo diz que a prova estava "enxuta" e "numa tendência de cobrança de características de autores importantes e de escolas literárias", sobre as questões de português. Outro ponto que exemplifica o caráter compacto foi a parte de inglês, que, como diz o diretor pedagógico, tinha apenas um texto para as sete questões.

    Como exemplo da boa estruturação, ele aponta as perguntas de história, que estavam em ordem cronológica dos acontecimentos históricos. Vera Lúcia chama atenção também para a abordagem de viés social em história, como questões que apontavam o papel da mulher no Código de Hamurabi ou o conhecimento da medicina no mundo árabe.

    Pela contextualização e concisão, as 4h30 para a realização do exame não foram um problema para os candidatos. "Tempo não foi uma dificuldade", diz Tasinafo.

    Confira o caderno de questões
    Veja o gabarito da primeira fase
    Manual do candidato

    FILOSOFIA

    "Os que ainda tinham a ilusão de fazer prova de filosofia só com interpretação de texto caíram do cavalo", diz Tasinafo. Entre os filósofos presentes nas questões do vestibular estavam o alemão Friedrich Nietzsche, o inglês Francis Bacon e Santo Agostinho.

    O diretor pedagógico diz que, como muitas escolas só oferecem a disciplina em uma ou duas séries, os vestibulandos devem ter achado a matéria mais difícil. Vera Lúcia concorda. "O candidato precisaria estar familiarizado com esses autores."

    NONSENSE

    Apesar dos elogios à contextualização das questões, Tasinafo se surpreendeu com a número 78, de física, por trazer uma hipótese curiosa. "Um filhote de cachorro cochila dentro de uma semiesfera de plástico de raio 10 cm, a qual flutua em uma piscina de águas paradas, totalmente submersa e em equilíbrio, sem que a água entre nela", dizia a primeira parte do enunciado.

    O diretor da Oficina do Estudante classificou a situação incomum descrita no exercício como "bizarra". "Achei estranho", diz, entre risos. "É uma questão original, digamos assim", comenta Vera.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024