• Educação

    Monday, 06-May-2024 04:19:48 -03

    USP e Unicamp são as universidades mais prestigiadas da América Latina

    DE SÃO PAULO

    07/07/2016 20h35

    A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Estadual de Campinas) ficaram no topo da lista de melhores universidades da América Latina, segundo o mais recente ranking da THE (Times Higher Education). A publicação britânica é uma das principais referências em reputação acadêmica.

    A edição divulgada nesta quinta-feira (7) traz apenas instituições da América Latina. Entre as 50 universidades do ranking, 23 são brasileiras. O Chile tem 11 instituições.

    Fernando Donasci - 16.jan.2014/Folhapress
    Vista aérea da USP (Universidade de São Paulo)
    Vista aérea da USP (Universidade de São Paulo)

    A USP aparece como a melhor universidade da região, seguida da Unicamp. Duas universidades chilenas aparecem depois: a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 3º lugar, e a Universidade do Chile, em 4º.

    Na sequência, surgem outras instituições brasileiras. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ficou em 5º, seguida de PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio) e UFMG (Federal de Minas).

    Ranking THE - América Latina

    1) USP - Brasil
    2) Unicamp - Brasil
    3) PUC Chile - Chile
    4) Universidade do Chile - Chile
    5) UFRJ - Brasil
    6) PUC Rio - Brasil
    7) UFMG - Brasil
    8) Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey - México
    9 ) Universidade Nacional Autônoma do México - México
    10) Universidade dos Andes - Colômbia

    A classificação atual –a primeira realizada pela publicação só com instituições da América Latina– utilizou os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial do THE: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).

    No ranking mundial, divulgado em maio, a USP foi a única da região a integrar a lista de 100 melhores, apesar de caído de posições. Passou da faixa de 51-60 para 91-100.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024