• Educação

    Sunday, 05-May-2024 05:43:36 -03

    vestibular no meio do ano

    Unesp divulga segunda chamada do vestibular do meio do ano; confira

    DE SÃO PAULO

    18/07/2016 19h14

    A Vunesp, fundação responsável pelo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), divulgou nesta segunda-feira (18) a lista com os nomes dos aprovados no vestibular do meio do ano (veja aqui).

    O candidato convocado deverá obrigatoriamente realizar a matrícula on-line até as 16h (horário de Brasília) desta terça-feira (19). As instruções podem ser consultados no aqui.

    A primeira chamada foi divulgada na última quinta. As demais listas de aprovados serão divulgadas nos dias 21, 25 e 28 deste mês no site da Vunesp. Ao todo, 13.762 candidatos se inscreveram para participar do exame.

    Na última segunda (11), a Vunesp divulgou a classificação geral do vestibular, no qual os candidatos tiveram que confirmar seu interesse pela vaga até o dia seguinte.

    12.mai.2016 - ACI/Unesp
    Estudantes realizam prova do vestibular do meio do ano da Unesp
    Estudantes realizam prova do vestibular do meio do ano da Unesp

    Este ano, a instituição oferece 360 vagas para nove cursos de graduação em cinco cidades de São Paulo. Das vagas ofertadas, 35% (126) são pelo Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública, que destina vagas a alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.

    Com início em agosto, os candidatos disputam vagas para os cursos de engenharia de produção (Bauru), engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica (Ilha Solteira), engenharia agronômica (Registro), engenharia aeronáutica (São João da Boa Vista), engenharias ambiental e de controle e automação (Sorocaba).

    PRIMEIRA FASE

    A primeira fase do vestibular do meio de ano da Unesp foi aplicada no dia 15 de maio e teve 9,8% de abstenção : 1.353 candidatos dos 13.763 inscritos não compareceram. No vestibular 2015, o índice foi de 10,2%.

    A prova foi composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: "linguagens e códigos" (que engloba língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), "ciências humanas" (história, geografia e filosofia) e "ciências da natureza e matemática" (biologia, física, matemática e química).

    Professores de cursos pré-vestibular consultados pela Folha classificaram a prova como concisa e bem contextualizada. Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, em Campinas, foi uma prova no "padrão da Unesp", bem estruturada e com boa contextualização na maior parte das questões.

    Já para a representante do cursinho Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, as questões tiveram alternativas curtas, "o que não acontece na prova do fim do ano". Para a professora, a prova teve um nível de dificuldade médio. "A (matéria) mais difícil foi história e as mais fáceis, física e geografia".

    SEGUNDA FASE

    A segunda fase do vestibular foi realizada nos dias 11 e 12 de junho. No primeiro dia, os estudantes responderam questões das áreas de ciências da natureza, matemática e ciências humanas. No segundo dia, as questões foram de linguagens e códigos, além de uma redação.

    Professores de cursinhos pré-vestibulares avaliaram que as provas tiveram dificuldade média. As questões, explicaram, trataram de temas tradicionais em disciplinas como física e mais modernos em história."Biologia e química tiveram questões tradicionais, envolvendo química orgânica e genética. O aluno que se preparou foi bem", explica Vera Lucia Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo.

    "Já em história os temas eram modernos. Havia uma questão sobre como o capitalismo influencia nos problemas atuais da África. Normalmente, perguntas sobre temas africanos falam do colonialismo", explica Vera.

    "Talvez o aluno tenha se surpreendido com questões de gramática, nem tanto como literatura", disse Célio Pasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante. Uma delas pedia que o candidato identificasse os referentes em alguns pronomes de "Memórias de um Sargento de Milícias".

    Já a redação tratou do conceito de família a partir de textos que falavam do projeto de lei que cria o Estatuto da Família. "Esse tema exige que o candidato tome uma posição. Ele pode ser mais conservador e ter uma conceito de família mais restrito, mas não acredito que a Unesp vá levar isso em conta. Acredito que ela vá avaliar como o candidato escreve e não a posição pessoal dele", disse Vera, do Objetivo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024