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    Fovest

    Saiba como utilizar o simulado para melhorar a performance no vestibular

    DHIEGO MAIA
    DE SÃO PAULO

    25/07/2016 02h00

    Mais pressão e menos tempo de preparação. O fim das férias de julho abre um novo ciclo de estudos para o candidato que vai enfrentar o vestibular no final do ano.

    É nessa etapa que cursinhos centram fogo na aplicação de simulados, ferramentas que medem o nível de aprendizado do aluno antes das provas. "O estudante precisa saber onde ele está pisando. Essa maturidade só se obtém treinando", diz Paulo Moraes, diretor do Anglo.

    Segundo cinco cursinhos de São Paulo ouvidos pela Folha, a partir de agosto, esse tipo de exercício será frequente em quase todos os finais de semana até a realização do Enem, em 5 e 6 de novembro. Os testes também deverão preparar os candidatos para a primeira fase da Fuvest (27 de novembro).

    O Ministério da Educação lançou neste ano um exame on-line para o Enem. A plataforma mostra o desempenho do aluno e inclui um plano de estudo personalizado.

    Bruno Santos/ Folhapress
    Alunos do cursinho Anglo, em São Paulo
    Alunos do cursinho Anglo, em São Paulo

    No simulado, o aluno vivencia as situações do exame real. Ele não sabe em qual sala vai ficar, e tem horário para entrar e sair. "Ele ganha expertise para dar conta dos procedimentos operacionais da prova", diz João Puglisi, gerente do Poliedro.

    E também resistência física e emocional, completa Saray Azenha, coordenadora do Oficina do Estudante, de Campinas. "Quem faz simulado sabe as condições adversas que vai encontrar. Tem o barulho, o tempo é curto, os concorrentes estão ali."

    O paulistano Gustavo Alves, 20, busca há três anos uma vaga no curso de medicina. Com tantos simulados nas costas, diz seguir um método. "Leio toda a prova, começo a responder as questões mais fáceis e deixo as mais difíceis para depois." No primeiro ano de estudo, Alves acertava 40% das provas; hoje o índice beira os 70%.

    A técnica, diz Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo, ajuda o candidato a ganhar confiança no exame. "Ele só não deve passar mais que três minutos numa mesma questão. Não sabe, o jeito é pular", afirma.

    REFLEXÃO

    Com média de acerto entre 60% e 70% nos simulados que fez, Monique Miranda, 22, pensa se vale apostar apenas em instituições públicas para medicina. "Já são cinco anos tentando. Chegou a hora de olhar também para as universidades privadas."

    É o resultado pós-simulado que leva a esse tipo de reflexão, diz Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli. "Eles entendem onde está o erro, o que precisa ser reorganizado no estudo e se vale tentar outro curso". Para Saray Azenha, do Oficina, quem não faz simulado fica no escuro. "Não consigo montar um plano de estudo para atacar os erros desse aluno".

    Se o simulado é imprescindível na fase preparatória, a dúvida é: existe um número ideal de testes a ser feito? "O que importa não é a quantidade, mas o diagnóstico que a prova traz. Se isso não for analisado, não adianta", diz Moraes, do Anglo.

    Para Gustavo Fontanari, 20, aluno do Anglo que se prepara há quatro anos para medicina, a dica é não perder o foco. "O simulado ensina a pegar a malícia do vestibular. Quem já fraqueja nele não segue adiante."

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    Área: CIÊNCIAS HUMANAS

    Divulgação

    VILANOVA. Árvore Suicida. Disponível em: anacarolinapontolivre.wordpress.com/tag/cartunista-vilanova/. Acesso em: 1º dez. 2015.

    1 - Considerando-se a dinâmica entre sociedade e natureza, a representação contida no cartum é caracterizada pelo (a)

    A) avanço da sustentabilidade
    B) alto nível de artificialização da paisagem
    C) concentração desigual dos equipamentos urbanos
    D) ausência de impactos ambientais
    E) indiferença a intervenções antrópicas

    Resolução: a questão trata da transformação do espaço urbano, em que a verticalização e a impermeabilização do espaço produzem fortes alterações e impactos negativos no ambiente, contribuindo para uma situação com baixa sustentabilidade. A alternativa correta B apresenta como resposta o alto nível de artificializações da paisagem, caracterizado pelo forte processo de urbanização apresentado na figura

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    CIÊNCIAS DA NATUREZA

    2 - O açúcar é a principal fonte de energia de curto prazo no organismo humano. A reserva de glicogênio, que é estocado no fígado e nos músculos, representa uma pequena quantidade de energia. Durante uma maratona, por exemplo, a reserva de glicogênio pode ser esgotada em duas horas. Mesmo em condições normais, as reservas de glicogênio são esgotadas em um período de 16 h, caso não haja ingestão calórica. No caso de um exercício intenso, como uma maratona, quando baixa muito a glicemia, é liberado um hormônio chamado

    A) insulina, que estimula a quebra do glicogênio elevando a glicemia
    B) glucagon, que estimula a produção de glicogênio elevando a glicemia
    C) insulina, que estimula a produção de glicose elevando a glicemia
    D) glucagon, que estimula a quebra de glicogênio elevando a glicemia
    E) insulina, que estimula o armazenamento de glicose baixando a glicemia

    Resolução: o pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina e do glucagon, hormônios relacionados com a manutenção da taxa glicêmica no sangue. Assim, a insulina ajuda a reduzir a quantidade de glicose no sangue, facilitando a sua entrada na célula. Quando a taxa de glicose sanguínea sofre redução, o glucagon acelera a hidrólise do glicogênio de reserva até a formação de glicose, a qual passa para a corrente sanguínea, aumentando a glicemia

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    LINGUAGENS

    3 - Na atualidade, a confissão não é mais percebida como efeito de poder que coage os indivíduos; a verdade é agora concebida "na região mais secreta de nós próprios, não 'demanda' nada mais que revelar-se". A emergência da verdade do (sobre o) sujeito só não pode ocorrer se for coagida pela violência, pela censura. Caso contrário, supõe-se que o sujeito seja livre para falar o que e como quiser. No caso dos blogs, o procedimento da confissão é parte integrante do modo de enunciação caracterizado pelo jogo entre a publicização de si. A internet é percebida como o lugar em que todos os dizeres são possíveis.

    KOMESU, Fabiana Cristina. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet. 2005. 261f. Tese (doutorado em linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, SP, p.56

    A partir do texto acima, podemos depreender que a linguagem utilizada pelos blogs

    A) exagera no uso de figuras de linguagem, pois o sujeito precisa se manter anônimo
    B) revela o nível de letramento do indivíduo, embora a escrita no blog seja informal
    C) caracteriza-se pela violência verbal, pois o anonimato garante às pessoas libertarem seus impulsos
    D) centra-se na função emotiva, embora trate dos percalços da vida pública dos bloggers.
    E) possui tom confessional, incentivado pelo o jogo do público e do privado

    Resolução: o texto afirma que o tom confessional é predominante nos blogs. A confissão é estimulada pelo ambiente da internet, que permite ao mesmo tempo o anonimato, por trás de um *nickname", como também a intimidade entre o autor e seu público leitor. Com isso, minimizam-se as fronteiras entre o público e o privado

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    MATEMÁTICA

    Divulgação

    4 - Uma escola resolveu, na festa junina, decorar todo o entorno do pátio com bandeirolas coloridas. O desenho a seguir mostra os três prédios da escola, A, B e C, em formato quadrangular e o pátio em cinza, no centro dos três prédios, formado pelo triângulo retângulo DEF. Sabemos que as áreas ocupadas pelos prédios A e B são, respectivamente, 169 m² e 25 m².

    Quantos metros de fitas de bandeirolas serão necessários para enfeitar todo o entorno do pátio da escola?

    A) 5
    B) 12
    C) 13
    D) 18
    E) 30

    Resolução: Como a área do prédio A é de 169 m², a medida do seu lado A vale 13m. Como a área do prédio B é de 25m², a medida do seu lado é de 5m. Assim, aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo DEF, tem que: (13)²= (5)² + (EF)²→EF= 12m. Portanto, serão necessários: 13 + 12 + 5 = 30 metros de bandeirolas

    Fontes: Objetivo, Cursinho da Poli e Adaptativa Inteligência Educacional

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