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    Êxito com recursos digitais na educação depende de foco e formação

    EVERTON LOPES BATISTA
    DE SÃO PAULO

    11/09/2016 02h00

    A tecnologia pode turbinar a sala de aula, deixando-a mais atrativa, e até proporcionar aprendizagem fora da escola. Para que isso seja realidade, no entanto, objetivos bem definidos, planejamento e formação adequada para o professor são essenciais.

    "A tecnologia é um dos aliados, ela não vai solucionar todos os problemas sozinha", afirma Silvio Fiscarelli, cientista social da Unesp. Ele realizou uma pesquisa sobre o uso de recursos digitais na educação com 400 estudantes de ensino médio de uma escola pública.

    No estudo, Fiscarelli constatou que as notas dos alunos que fizeram uso de ferramentas tecnológicas, como simulações computacionais e jogos digitais, foram, em média, 24% mais altas do que as dos estudantes que não utilizaram os recursos. Os jovens que tinham um histórico de notas mais baixas apresentaram, no experimento, um rendimento 46% maior.

    Os estudantes seguiram um roteiro planejado por um conjunto de professores da escola e entregaram registros das atividades por escrito. "Isso é importante porque garante ao professor que o aluno está aprendendo o conteúdo", diz Fiscarelli.

    Para se aventurar no mundo das inúmeras opções disponíveis -e ter bons resultados-, a escola precisa planejar. "É necessário ter clareza dos objetivos que a tecnologia vai ajudar a alcançar", diz Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, ONG voltada para inovação no ensino.

    Assim, segundo ela, a escola pode se preparar para instalar a infraestrutura apropriada, como internet sem fio de alta velocidade, e adquirir os dispositivos que melhor servirão às suas intenções.

    CURSOS

    O preparo do professor para o uso das novidades no ensino é outro desafio apontado por especialistas.

    "A escola deve se preocupar em capacitar para escolher as ferramentas e operá-las. Não é qualquer recurso disponível que ajuda a atingir o objetivo", diz Penido.

    A Fundação Telefônica Vivo, ONG de inovação educativa, oferece, de forma gratuita, cursos voltados aos que querem desenvolver suas habilidades para ensinar usando tecnologia. A plataforma para isso é escolasconectadas.org.br. Os cursos são certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

    Outro site, o escoladigital.org.br, também de acesso livre, disponibiliza uma lista com mais de 14 mil recursos gratuitos, já testados por especialistas e com sugestões de planos de aula.

    "Esses recursos podem potencializar o ensino e, junto com a formação, oferecem ao professor os mecanismos para direcionar e tirar o melhor proveito de seu uso na escola", diz Américo Mattar, diretor da Fundação.

    Segundo Mairum Ceoldo Andrade, superintendente de tecnologia do Cieb (Centro de Inovação Para a Educação Brasileira), o modelo de laboratório de informática precisa ser superado.

    "Laboratórios móveis, com dispositivos que circulam pela escola, facilitam o uso pois o tornam mais natural e otimizam o tempo do professor", afirma Andrade.

    Anna Penido, do Inspirare, concorda e acrescenta que o uso deve ser diversificado com diferentes tipos de tecnologia e complementado com outras atividades, como debates e experimentação.

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