• Educação

    Monday, 29-Apr-2024 07:59:10 -03

    seminário internacional gestão escolar

    Na zona norte, alunos viram diretor por um dia

    IARA BIDERMAN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/09/2016 02h00

    Desde março, uma escola pública brasileira coloca em prática uma experiência ousada de gestão utilizada na província de Ontário, no Canadá. A Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela, no bairro do Limão (zona norte de São Paulo), adotou o programa "diretor por um dia", inspirado no modelo canadense.

    "Li um artigo sobre isso na internet e entrei em contato com a autora pedindo ajuda para fazer aqui", conta Cibele Araújo Racy Maria, diretora da Nelson Mandela.

    Após conversar com a autora do artigo, a paulistana Gisela Wajskop, pesquisadora associada do Ontario Institute for Studies in Education, a diretora iniciou o projeto, nomeando um diretor por semana em cada uma das 14 salas da escola.

    As crianças nomeadas, de quatro e cinco anos, acompanham a rotina de seu grupo e depois participam da reunião de gestores para apontar problemas e sugerir sugestões.

    "Para fazer gestão democrática é preciso radicalizar. Gestão solidária parece simples, mas compartilhar poder é dificílimo", diz Racy Maria.

    O projeto está sendo adaptado e ampliado. As reuniões, antes diárias, passaram a ser semanais. Agora, os funcionários também passaram a ser "diretores do dia".

    As equipes de limpeza e merendeiras entraram na roda. "As respostas são incríveis. Um funcionário sugeriu alterar o horário da merenda em 15 minutos, e isso facilitou muito o trabalho da cozinha", conta Racy Maria.

    A ideia agora é chamar pais e moradores do bairro para participarem do programa. "O dono da padaria ou da banca de jornais também é um gestor e pode propor novas soluções para velhos problemas da escola."

    Essa é uma prática já adotada nas escolas de Ontario, onde a gestão é muito apoiada pela comunidade, conta Wajskop. "O que garante a continuidade de um projeto de educação é a comunidade", afirma Racy Maria.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024